INTRODUÇÃO: Uma das consequências da suspensão das atividades presenciais educacionais durante a pandemia da covid-19 foi o aumento da dor nas costas.
OBJETIVOS: Avaliar o aumento da dor nas costas em professores, em atividade, na educação básica de escolas estaduais de Montes Claros, Minas Gerais.
MÉTODOS: Trata-se de inquérito epidemiológico do tipo websurvey, através de questionário on-line, para avaliação das características sociodemográficas, condições de trabalho, situação de saúde e comportamentos durante a pandemia. Foi realizada regressão de Poisson, com variância robusta.
RESULTADOS: Participaram 15.641 professores, sendo que 35,4% relataram piora da dor nas costas durante a pandemia. Houve prevalência da piora do quadro nos seguintes grupos: sexo feminino (razão de prevalência = 1,15), idade entre 40 e 49 anos (razão de prevalência = 1,14), acima de 11 anos na docência (razão de prevalência = 1,11; 1,19), jornada de trabalho superior a 21 horas (razão de prevalência = 1,05; 1,11), dificuldade no trabalho remoto (razão de prevalência = 1,16), qualidade de vida com piora (razão de prevalência = 1,30) ou não (razão de prevalência = 0,84), obesos (razão de prevalência = 1,07), tristes ou deprimidos (razão de prevalência = 1,21), ansiosos ou nervosos (razão de prevalência = 1,57), que consumiam bebidas alcóolicas (razão de prevalência = 1,16), com pior padrão alimentar (razão de prevalência = 1,07), tempo de tela aumentado (razão de prevalência = 1,24), ausência de atividades (razão de prevalência = 1,13) e adesão total ao distanciamento social (razão de prevalência = 1,08).
CONCLUSÕES: O período pandêmico trouxe um agravo na dorsalgia em professores, o que demonstra uma necessidade de atenção à questão, visando uma melhoria na qualidade de vida desses profissionais.
Palavras-chave: dor nas costas; dor musculoesquelética; exacerbação dos sintomas; transtornos traumáticos cumulativos.