Francisco Cortes Fernandes
DOI: 10.47626/1679-4435-2023-213
Com muita satisfação, escrevo este editorial da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), o primeiro como presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
A revista já vinha sinalizando os rumos traçados para a busca da melhoria da publicação. Dessa forma, nossa editora-chefe, Profa. Mírian Parente, indicou as melhorias editoriais, com a publicação contínua de artigos, a reformulação do conselho editorial, a participação de editores estrangeiros, a capacitação dos editores e a publicação de artigos pré-aprovados1.
Da mesma forma, o Prof. Wanderley Bernardo, no editorial seguinte, falou sobre a capacitação realizada em parceria com a Associação Médica Brasileira para a elaboração de diretrizes, em seu editorial Saúde ocupacional baseada em evidência2, no qual abordou o acerto da associação na capacitação e as fontes de pressão que a revista pode sofrer.
A capacitação ocorreu, e dúvidas clínicas relacionadas a assuntos como risco biológico, calor, frio, saúde mental, vibração, som, covid longa, trabalho à distância e diagnóstico, estão sendo trabalhadas, buscando evidências e recomendações.
Apresento aos leitores a diretriz sobre diagnóstico ocupacional neste número, agradecendo a parceria e a orientação do Prof. Wanderley em sua elaboração. Estamos trabalhando nas próximas, que sairão brevemente. Temos, ainda, trabalhos de autores estrangeiros e nacionais, somando 20 artigos, e um trabalho de fôlego das editoras.
A RBMT está em seu vigésimo primeiro ano de existência, com pujante atuação na área. É grande a procura de publicação por parte dos autores, o que nos leva a acreditar no acerto editorial realizado.
Em outro editorial, questionei, em título provocativo, a necessidade de termos uma revista científica. Após apresentar números da revista, obviamente, reiteramos a necessidade de manutenção dela3. É obvio que o custo de termos uma revista é alto, sendo ela bilíngue e contando com peer review e uma editora de primeira linha. Mas, tenho a certeza de que isso compensa, pois nos leva a crescer, do ponto de vista profissional, aumentando nossa capacidade de estudar, escrever e promover o crescimento científico. Somente a discussão teórica e de aspectos metodológicos pode melhorar nosso conhecimento.
Finalizando, nossos congressos contam com trabalhos produzidos por Médicos do Trabalho de todo o país e do exterior. Esta é uma porta de entrada para que profissionais iniciem sua produção científica, sendo incentivados a submeterem à nossa revista. Estamos aguardando a colaboração de todos na RBMT, pois temos um imenso laboratório de pesquisa em nossos locais de atuação e não podemos desperdiçar esse material. Submetam seus trabalhos. Esperamos todos em Porto Alegre, em novembro de 2023.
REFERÊNCIAS
1. Parente MPPD. Between practice and evidence: the Revista Brasileira de Medicina do Trabalho paths in search of excellence. Rev Bras Med Trab. 2023;21(1):e2023211.
2. Bernardo WM. Evidence-based occupational health. Rev Bras Med Trab. 2023;21(2):e2023212.
3. Fernandes FC. Do we need a scientific journal? Rev Bras Med Trab. 2021;19(4):409-10.