591
Visualizações
Acesso aberto Revisado por Pares
ARTIGO ORIGINAL

Produção Científica Brasileira sobre Saúde e Trabalho, Publicada na Forma de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, 1950-2002 Parte 1: Bibliografia em Ordem Cronológica e Alfabética

Scientific Production in Brazil, Published as Master's Degree Dissertations and Doctoral Thesis, 1950-2002. Part 1: Bibliography in Chronological and Alphabetical Order

René Mendes

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de reunir e apresentar, de forma sistemática e descritiva, a bibliografia brasileira de Saúde e Trabalho, produzida na Forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicada no período de 1950 a 2002. As 862 referências bibliográficas estão dispostas em ordem cronológica e, dentro de cada ano, em ordem alfabética de autor. Reconhecem-se as dificuldades próprias do processo de identificação dos trabalhos publicados, em distintas fontes de informação, bem como os critérios de inclusão, em função da abrangência conceitual e prática do campo das relações entre a Saúde e o Trabalho. Este trabalho será seguido por uma análise qualitativa do perfil da produção bibliográfica brasileira, neste mesmo período.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Medicina do Trabalho, Produção Cientifica, Brasil.

ABSTRACT

The aim of this paper vvas (o collect and present, in a syHematic and descriptive manner, the Brazilian bibliography on Health and Work, published in the form of Master's Degree dissertations and Doctoral Theiis, 1950-2U02. The 862 bibliographic references vvere organized and displayed in cbronologfcat order, and then in alphabetic order of the aulhor'$ name, year by year. Some diffícultíes in galhering this informa-lion are acknowledged, as weií as some proMems relatei! to (be indusion criteria, because of the compre-hensiveness and coniplexity of the theoretical and practical aspecís of the Health and Work mutual relation-íhips. This paper will he followed by another one, which will analyze the profile of the scientific production, under a quaJítatfwe approach.

Keywords: Workers' Health, Occupational Medicine, Scientific Production, Brazil.

INTRODUÇÃO

O presente artigo significa a concretização inicial de uma aspiração de longa clara: reunir a produção brasileira do conhecimento em Saúde e Trabalho, nas suas várias formas, iniciando por aquela que se dá na forma de dissertações e teses de pós-graduação (stricto sensu), até chegar a outras formas de publicação, incluindo livros, artigos em periódicos, anais de eventos, etc.

Várias tentativas já foram feitas em mais de 30 anos de interesse pessoal pela produção do conhecimento no Brasil, relativo ao campo da Saúde e Trabalho, o quo já nos levou a produzir vários estudos bibliográficos e históricos, ainda que parciais ou limitados a temas específicos como as pneumoconioses - entre outros. Também alguns documentos parecidos com este, mas bem menores, foram produzidos tom o apoio do Ministério da Saúde, há alguns anos.

Contudo, de uma forma mais exaustiva e ousada, esta é a primeira vez que nos atrevemos a publicar o resultado de uma busca incessante, primeiro em arquivos e bibliotecas pessoais - construídas de 1972 a esta parte; segundo, em buscas por bibliotecas institucionais; terceiro, nos reastreamentos feitos em Bases de Dados, em especial, a base de dados do LILACS (Literatura Latino-americana de Ciências da Saúde), pertencente à BIREME; quarto, no Banco de Teses da CAPES. Todas essas fontes e bases acumulam informações interessantes, porém padecem de carências importantes, principalmente quanto às fontes que as alimentam. Na LILACS buscamos informações utilizando o descritor "Saúde do Trabalhador". Na Base de Teses da CAPES,", utilizamos os descritores: "Saúde do Trabalhador"; "Higiene Ocupacional", "Ergonomia", "Toxicologia", "Saúde Ocupacional", entre outros.

Do resultado dessa busca, cujas primeiras teses encontradas datam de 1850, fizemos o recorte de 1950 em diante, até o ano 2002. Chegamos, num primeiro momento, a cerca de 660 dissertações ou teses, que certamente são muito mais do que imaginávamos, e bem menos do que provavelmente são, se todas fossem devidamente focalizadas.

Certamente estão faltando muitas, principalmente aquelas produzidas em outras áreas, como o Direito, as Ciências Sociais, a História, a Economia, a Administração, as Engenharias, etc. Difícil até será definir os critérios de Inclusão, pois ao irmos da Medicina do Trabalho - senso estrito - ao campo das relações entre a Saúde e o Trabalho - ou vice-versa - será de todo esperado que se encontre produção em muitas áreas do conhecimento que fazem fronteira com o campo da Saúde, e com a Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional ou Saúde do Trabalhador.

Ao reconhecermos essas dificuldades, aproveitamos a oportunidade para solicitar - como dizia Ramazzini — a indulgência dos leitores. Porém, mais do que isso, a colaboração dos milhares de leitores de nossa RBMT, no sentido de nos ajudarem a melhorar estes registros, enriquecendo com informações que conhecem ou até produziram.

No próximo número da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho publicaremos a Parte 2, dedicada ao Estudo Analítico do Perfil da Produção, incluindo uma análise por origem geográfica das teses; grau (mestrado ou doutorado); natureza do trabalho (teórico, prático, experimental, etc.); enfoque profissional predominante (Medicina, Enfermagem, Engenharia, etc.); ramo de atividade abordado (segundo a CNAE), quando pertinente; profissão analisada (segundo a CBO), quando pertinente; problema de saúde enfocado (segundo a CID), quando pertinente, e alguns outros aspectos.

Estamos também planejando, para o número de abril-junho de 2004, publicar um Suplemento da RBMT, contendo os resumos das teses, de modo a facilitar o acesso aos textos, posto que a localização das teses é relativamente difícil para a maioria dos estudiosos e pesquisadores consulentes.

Com estas explicações, oferecemos aos leitores da nossa Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, um pouco da riqueza acumulada em 50 anos. Bem-vindos.

1951

• Mocellin L. Profilaxia dos traumatismos sonoros na surdez profissional [tese]. Curitiba: Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná; 1951.

1962

• Magaldi C. Contribuição à epidemiologia das leptospiroses: investigação em trabalhadores da rede de esgotos da cidade de São Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1962.

1966

• Campos O. Contribuição ao estudo infortunístico da tuberculose pulmonar e da bronquite crônica [tese]. São José dos Campos: Faculdade de Direito do Vale do Paraíba; 1966.

• Costa EA. Investigação e epidemiologia de leptospirose em trabalhadores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre [tese]. Porto Alegre: Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre; 1966.

1967

• Nogueira DR. Serviços médicos de empresas industriais no Município de São Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1967.

1969

• Gomes JR. Determinação semiquantitativa da copro-porfirina urinária: sua variabilidade em função de medidas de higiene e segurança em fábricas de acumuladores elétricos [dissertação]. São Paulo: Faculdadede Saúde Pública da USP; 1969.

• Gomes MCO. Contribuição para a epidemiologia da toxoplasmose: investigação em profissões no Distrito-Sede de Sorocaba [tese]. Sorocaba: Faculdade de Medicina da PUC; 1969.

1970

• Gomes ER. Condições de Higiene do Trabalho e incidência de cromoergopatias em trabalhadores de galvanoplastias sindicalizadas do Estado de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USF; 1970.

1972

• Franco AR. Silicose pulmonar em trabalhadores de pedreiras de Ribeirão Preto [dissertação]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicinada USP; 1972.

1973

• Almeida WE. Níveis sangüíneos de DDT em indivíduos profissionalmente expostos e em pessoas em exposição direta a este inseticida no Brasil [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública do São Paulo da USP; 1973.

• Campana CL. Contribuição para o estudo de alguns dos riscos a que está submetida uma classe de motoristas profissionais [tese] Ribeirão Preto: Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP; I973.

• Silva EP. Condições de saúde ocupacional dos lixeiros de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1973.

• Spínola AC. Serviços médicos de empresas industriais em Salvador e Centro Industrial de Ara tu [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1973.

• Ureta LHH. Análise ergonômica de um sistema homem-máquina [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1973.

1975

• Dela Coleta JA. Estudo de variáveis organizacionais e psicológicas relacionadas a acidentes do trabalho em uma indústria de construção naval [dissertação]. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, UFRJ; 1975.

• Mendes R. Importância das pequenas empresas industriais no problema de acidentes do trabalho [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1975.

• Spínola AG. Variáveis epidemiológicas no controle do saturnísmo [tese]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1975.

1976

• Colacioppo S. Avaliação do risco de intoxicação industrial por vapores de mercúrio [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1976.

• Menezes JB. Uma proposta de metodologia para arranjo e dimensionamento de estação de trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1976.

• Salgado PET. Controle e diagnóstico laboratorial da intoxicação pelo chumbo [dissertação]. São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1976.

• Siqueira CAA. Um estudo antropométrico de trabalhadores brasileiros [dissertação]. Rio de Janeiro; Coordenação de Programação de Pós-Graduação em Engenharia cia UFRJ; 1976.

• Wakamatsu CT. Contribuição ao estudo da exposição profissional ao benzeno em trabalhadores de indústrias de calçados [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1976.

• Zlotnik J. Aspectos do ruído industrial em Curitiba [tese]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 1976.

1977

• Câmara VM. A descriptive stud/of the current State of reported working accidents in Brazil [dissertation]. London: University of London; 1977.

1978

• Carvalho FM. Intoxicação por chumbo e cádmio entre pescadores da região do Rio Subaé e de Guaibim (área de controle) [dissertação]. Salvador; Faculdade da Medicina da UFBA; 1978.

• Carvalho JJM. Estudo epidemiológico de pressão arterial em diferentes grupos sociais e profissionais [dissertação]. Rio do Janeiro: Faculdade de Medicina da UFRJ; 1973.

• Dwyer T. Une conception sociologique des accidents du travail [thàse). Paris: L'école des Hautes Études en Sciences Sociales; 1978.

• Faria CAF. Condições de saúde e doença de trabalhadores rurais no Município de Luz, MC com especial atenção à prevalência e mórbida de da moléstia de Chagas [tese]. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMG; 1976.

• Gomes JR. Dispêndio energético e reposição calórica em algumas funções da indústria automobilística [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1978.

• Mendes R. Epidemiologia da silicose na Região Sudeste do Brasil: contribuição para seu estudo, através de inquérito em pacientes internados em hospitais de tisiologia [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1978.

• Pereira CA. Surdez profissional em trabalhadores metalúrgicos: estudo epidemiológico em uma indústria da Grande São Paulo [dissertação]. São Paulo; Faculdade de Saúde Pública da USP; 1978.

• Spínola AG. The biological evaluation of occupational inorganic lead exposure [dissertation]. London; Centenary Institute of Occupational Health, LSHTM of London University; 1978.

1979

• Costa MR. Relações de produções e acidentes do trabalho em São Paulo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica; 1979.

• Midio AF. Excreção urinária de zinco em trabalhadores expostos ao sulfeto de carbono [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1979.

• Morrone LC. Epidemiologia da silicose no Estado de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1979.

• Pinhato MTDA. Estudos ergonômicos sobre o calor [dissertação]. Rio de Janeiro: Centro Psicologia da FCV; 1979.

• Queiroz VM. Organização de serviços de Enfermagem do Trabalho [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1979.

• Siqueira MEPB. Determinação do pentaclorofenol em urina de trabalhadores expostos ocupacional-mente [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1979.

1980

• Caldas Júnior AL. Epidemiologia e controle da doença de Chagas: relação com a estrutura agrária na Região de Sorocaba, SP [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1980.

• Carolino EMP. Subsídios para estudo dos problemas de saúde mental numa população de prostitutas [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 1980.

• Dela Coleta JA. Atribuição de responsabilidade em presos, amputados e cegos: aceitação e luta contra o infortúnio [tese]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; 1980.

• Fischer FM. Trabalho em turnos e noturno: alguns aspectos econômicos, médicos e sociais [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1980.

• Nogueira DP. Absentismo-doença: aspectos epidemiológicos [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1980.

• Pimentel LC. Determinação do perfil lipídico do soro em trabalhadores expostos ocupadonalmente ao dissulfeto de carbono [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1980.

• Possas CA. Saúde, medicina e trabalho no Brasil [dissertação]. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; 1980.

• Ribeiro MAR. Condições de trabalho na indústria têxtil paulista, 1870-1930 [dissertação]. Campinas: Instituto de Filosofia e Cicncias Humanas da UNICAMP; 1960.

• Salgado PE. Excreção urinária de cobre e magnésio em trabalhadores expostos ao sul feto de carbono [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1980.

• Sousa MSB. Enfermagem do trabalho: um estudo exploratório em empresas na cidade de Belém [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1980.

1981

• Antuniassi MHR. O trabalho mirim na agricultura paulista [tese]. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP; 1981.

• Franco AR. Estudo preliminar das repercussões do processo de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores de um hospital geral, Ribeirão Preto, Estado de São Paulo [tese]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina da USP; 1981.

• Giffoni MR. Assistência médica e relações de trabalho na empresa: o modelo de convênios com a Previdência Social [dissertação]. São Paulo, Faculdade de Medicina da USP; 1981.

• Goldbaum M. Saúde e trabalho: a doença de Chagas no setor industrial [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1981.

• Klein CH. Hipertensão arterial em estratos geo-econômicos do Rio Grande do Sul [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIO-CRUZ; 1981.

• Lima MCF. Ocupação feminina e comportamento reprodutivo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1981.

• Murolo Filho R. O sistema de produção e as condições de vida e trabalho na lavoura canavieira, o caso de Campos, RJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1981.

1982

• Algranti E. Slateworkers pneumoconiosis [dissertation]i. Cardiff: Welsh National Schaol of Medicine; 1982.

• Costa EA. Trabalhadores migrando: um estudo sobre fome e migração [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1982.

• Loureiro RV. Higiene e segurança em estações de tratamento de esgotos [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1982.

• Silvany Neto AM. Urbanização e poluição industrial: determinação social da intoxicação pelo chumbo em crianças de Santo Amaro, Bahia [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1982.

• Tschiedel SV. Avaliação do dano pulmonar na pneu-moconiose do trabalhador de carvão [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina da UFRCS; 1902.

1983

• Camaroto JA. Protetores auriculares: estudo e avaliação [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1983.

• Costa JLR. Estudo da asbestose no município de Leme [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1983.

• Delgado PGC. Mal-estar na indústria [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria da UFRJ; 1983.

• Faleiros VP. La régulation étatique des accidents du travail du Brésil [thèse]. Montreal; 1983.

• Lacaz FAC, Saúde no trabalho [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicinas da USP; 1983.

• Lopes RM. Acidentes do trabalho na mão-de-obra volante empregada na agricultura (bóia fria), Botucatu, SP [dissertação]. São Paulo; Faculdade de Medicina da USP; 1983.

• Moraes A. Aplicação de dados antropométricos: dimensionamento da interface homem-máquina [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1983.

• Noronha CV. Condições de vida e morbidade em Camaçari, Bahia, Brasil [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1983.

• Silva NR. Avaliação da protoporfirina IX eritroeitária como índice da exposição ocupacional ao chumbo [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1983.

1984

• Almeida ARP. Alterações renais em operários expostos ao chumbo inorgânico [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1984.

• Araújo JWG. Hipertensão arterial em grupos sócio-ocupacionais de Volta Redonda [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIO-CRUZ; 1984.

• Bari E. Determinação do fenol urinário por cromatografia gás-líquido no controle de exposição ao ben-zeno [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1984.

• Bernini G. Manipuladores de produtos cárneos: riscos à saúde pública; proposta de educação continuada [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 1984.

• Calil RM. Inquérito preliminar de higiene industrial na indústria de carnes bovina e suína na Grande São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1984.

• Colacioppo S. Avaliação da exposição profissional a fumos metálicos em operações de solda [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1984.

• Cortazzo II. Saúde e trabalho [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1984.

• Fischer FM. Absentismo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1984.

• Gomes JR. Saúde do trabalhador em operações de soldagem [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1984.

• Mata A. Higiene e a segurança do trabalho no setor industrial de agroindústria de cana-de-açúcar no Estado da Paraíba [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1984.

• Meyer MA. Saúde nunca tive e tive: um estudo relacionado ao trabalho [tese]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG; 1984.

• Robazzi MLCC. Estudo das condições de vida, trabalho e riscos ocupacionais a que estão sujeitos os coletores de lixo da cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1984.

• Rocha GCM. Serviços médicos de empresas de São Luís - MA, com mais de 100 empregados [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1984.

• Salgado MUC. Os determinantes das funções das unidades de treinamento na siderurgia: estudo realizado em empresas de grande porte [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG; 1984.

• Siqueira MEPB. Avaliação do ácido homovanílico urinário e da adenosina deamínase plasmática como índice da exposição ocupacional ao manganês [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1984.

1985

• Alessi NR. Marginalidade social e doença mental [tese]. São Paulo: Faculdade de Filosofia da USP; 1965.

• Brito JC. Revelações do corpo: o trabalho de um estaleiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1985.

• Câmara VM. Estudo comparativo dos efeitos tardios dos fungicidas organo-mercuriais no município de Campos, RJ [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional Saúde Pública da FIOCRUZ; 1985.

• Della Rosa HV. Avaliação da proteína ligada ao reti-nol, na urina, como índice biológico da exposição ocupacional ao cádmio [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1985.

• Menezes LCM. A organização do trabalho em indústrias químicas [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1985.

• Pinheiro TMM. Intoxicação por pesticidas organo-fosforados e carbamatos na população rural do Distrito Mário Campos, Município de Ibiritê, Minas Gerais [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Veterinária da UFMG; 1985.

• Sandoval PRM. Influência do fumo e da poeira de sílica na permeabilidade alvéolo-epitelial pulmonar: estudo com radioacrossol de 99 mTcDTPA [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina da USP; 1985.

• Santos EM. Frutos anônimos da exploração: o caso dos acidentes e intoxicações dos trabalhadores do abacaxi em Sapé, Paraíba [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1985.

• Santos N. Analyse ergonomique du travail des opé-rateurs dans une salle de contrôie du trafic d'une ligfie de metro [thèse]. Paris: Conservatoire National Arts Métiers; 1985.

• Vidal MC. Le travail des maçons sur des chantiers en France et au Brésil (sources et gestions des différen-ces et des variations) (thèse). Paris: Conservatoire National Arts et Méticrs; 1985.

1986

• Aguiar WM. Condições de trabalho feminino e transtornos mentais: um estudo de prevalência [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1986-

• Barcellos PR. Impactos ambientais da indústria do petróleo: da produção ao consumo final [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1986.

• Cury GC. Intoxicação por agrotóxicos em trabalhadores rurais no Município de Baldim, Minas Gerais, 1985 [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Veterinária da UFMG; 1986.

• Facchini LA. Proceso de trabajo, cambio tecnologico y desgaste obrero [dissertação]. Xochimilco, México: UAM; 1986.

• Latorre DO. Contribuição ao estudo das dermatoses por enzimas proteolíticas [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMG; 1986.

• Martinez Vignali E. Enfermagem do trabalho: reflexão sobre aspectos filosóficos, históricos e de saúde mental [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1986.

• Medina MCG. A aposentadoria por invalidez no Brasil [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1986.

• Mendes R. Doutrina e prática da integração da saúde ocupacional no setor saúde: contribuição para a definição de uma política [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1986.

• Morata TC. Saúde do trabalhador: estudo da exposição simultânea a ruído e dissulfeto de carbono [dissertação]. São Paulo: Programa de Distúrbio da Comunicação da PUC; 1986.

• Negrão MH. Segurança do trabalho na construção civil: avaliação e proposições [dissertação]. São Paulo: Escola Politécnica da USP; 1986.

• Oliveira MT. Aspectos da informatização da sociedade brasileira. Trabalho, saúde e controle social. O caso do setor bancário [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1986.

• Queiroz VM. Curso de especialização para enfermeiros do trabalho: avaliação e proposta de reestruturação curricular [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1986.

• Soares VD. Os trabalhadores e a questão da saúde -1890-1920 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1986.

• Zylberberg M. Limites da automação - o caso do metrô [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1986.

1967

• Alexandre NMC. Avaliação de determinados aspectos ergonômicos no transporte de pacientes [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 1987.

• Araújo MRN. Considerações sobre a salubridade do trabalho dos enfermeiros no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Veterinária da UFMG; 1987.

• Bento PEG. Impactos das inovações tecnológicas do maquinário têxtil sobre as condições do trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1987.

• Carvalho WA. Estudo da exposição ocupacional e ambiental ao HCH (hexaclorociclohexano)e ao DDT (2,2-bis-{p-clorofenil)-1,1,1 -tricloroetano) na região sul do Estado da Bahia. [dissertação]. Salvador: Instituto de Química da UFBA; 1907.

• De Capitani EM. Risco de pneumoconiose em trabalhadores expostos a rocha fosfática [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1937.

• Florêncio RT. Teste de exercício na avaliação da capacidade laborativa de ceramistas com silicose pulmonar [dissertação]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina da USP; 1987.

• Mattos UAO. De fio a pavio: proposta de guia para levantamento e análise das condições de higiene e segurança do trabalho em indústria de fiação e tecelagem de algodão [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1987.

• Mauro MYC. Fadiga e o trabalho docente de enfermagem [tese]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1987.

• Munoz DR. Toxicidade do álcool aditivado [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1987.

• Pinheiro AB. As marmitas da pobreza: um estudo de caso com trabalhadores da construção civil [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1987.

• Pinheiro SA. Surto de sarampo em trabalhadores rurais. Pontal, São Paulo, 1984 [dissertação]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina da USP; 1987.

• Porto MFS. O trabalho aprisionado: reflexões sobre o trabalho repetitivo no capitalismo [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1967.

• Rumei D. Indicadores de mortalidade por categoria ocupacional e nível social, Estado de São Paulo, 1980-1982 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1987.

• Salgado PET. Avaliação da exposição ocupacional ao chumbo, cobre e zinco, e das possíveis interações ao nível da biossíntese do heme [tese]. Araraquara: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP; 1987.

• Struffaldi MCB. Conhecimento, opinião e conduta de médicos peritos acidentários face à programação do Centro de Reabilitação Profissional do IN PS do município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1987.

• Tabasnick M. Trauma acústico por ruído industrial [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1987.

• Taveira Filho AU. Operação de locomotivas a vapor - análise ergonômica das condições de trabalho [dissertação]. Florianópolis: Departamento de Engenharia de Produção da UFSC; 1987.

1988

• Anselmi ML. Estudo da rotatividade dos enfermeiros de um hospital-escola [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1988.

• Bagatin E. Avaliação clínica, radiológica e da função pulmonar em trabalhadores expostos à poeira de sílica [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1966.

• Cardeal Z. Determinação de fenol na urina por cromatografia gasosa capilar para uso em avaliação de exposição ocupacional ao benzeno [dissertação]. Campinas: Instituto de Química da UNICAMP; 1968.

• Carnicclli MVF. Audiologia preventiva voltada à saúde do trabalhador: organização e desenvolvimento de um programa audiológico numa indústria têxtil da cidade de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1988.

• Cardoso MH Alterações imunológicas em indivíduos expostos ao chumbo [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1988.

• Ferreira LL. Les travailleurs postes et sommcil: une étude dans 1'industrie brésilienne [thèse]. Paris: Conservatoire National Arts Métiers; 1988.

• Figlioli MD. Posições de trabalho para o cirurgião dentista e o auxiliar odontológico, na execução de preparos cavitários, usando sucção de alta-potência e dique de borracha previamente colocado [tese]. Araraquara: UNESP; 1988.

• Gomes Filho J. Desenho industrial: metodologia para o projeto de postos de trabalho elevados em equipamentos industriais de movimentação de cargas [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; 1988.

• Herrera ML AS, Fatores de risco de uma empresa eletricitária: uma perspectiva cultural [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1988.

• Mattos UAO. Segurança e projeto de edificações têxteis [tese]. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; 1988.

• Menezes JB. Parâmetros ergonômicos para o projeto de cadeiras de trabalho [tese]. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; 1960.

• Piccolo LAV. Condições perigosas e favoráveis dotrabalho em obras do metrô: expandindo os mapas de risco no estudo da relação trabalho e saúde [dissertação|. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 1988.

• Posso MBS. As fontes potenciais de riscos físicos e químicos incidentes sobre os membros tia equipe cirúrgica [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 1988.

• Ribeiro LA. Estudo Epidemiológico de acidentes por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo, atendidos no Hospital Vital Brasil, 1938 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1988.

• Sevá Filho AO. No limite dos riscos o da dominação: a politização dos investimentos industriais de grande porte [tese]. Campinas: Instituto de Geociências da UNICAMP; 1988.

• Silva VEF. Estudo sobre acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores de Enfermagem de um Hospital de Ensino [dissertação]. São Paulo; Escola de Enfermagem da USP; 1988.

1989

• Araújo DC. A influência da tecnologia sobre os acidentes do trabalho: uma investigação empírica [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1989.

• Ângelo M. Vivendo uma prova de fogo: as experiências iniciais da aluna de Enfermagem [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1989.

• Barbosa A. Riscos ocupacionais em hospitais: um desafio aos profissionais da área de Saúde Ocupadonal [disseitação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1989.

• Barreto SM. Risco de câncer de pulmão em trabalhadores da siderurgia: revisão e considerações metodológicas sobre os desenhos de estudo [dissertation], London: London School of Hygiene and Tropical Medicine of London University; 1989.

• Caromano FA. Análise funcional das posturas induzidas por dois sistemas cadeira-mesa significativamente diferentes e grau de desempenho na realização do atividades gráficas e testes de função ventilatória [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 1989.

• Carvalho MCRG. O trabalho e a sombra: investigação de aspectos perceptivos e simbólicos com máquinas na linha de montagem [tese]. São Paulo; Instituto de Psicologia da USP; 1989.

• Chaves ME. Exposição ambiental a arsênico em residentes de Lamarão do Passé: estudo de prevalência em dois pontos de tempo [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1989.

• Galvão LAC. Onde vivemos, onde trabalhamos o o que consumimos faz mal à saúde? Uma contribuição à discussão sobre o trabalho epidemiológico na área de produção e saúde: ambiente, trabalho, consumo e saúde [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Publicada FIOCRUZ; 1989.

• Lima LHD. Aspectos de Engenharia do Trabalho em serviços de manutenção [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1989.

• Magalhães CCB. Síndromes reativas em uma indústria siderúrgica [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1989.

• Mascia FL. Análise ergonômica da gestão informatizada (Projeto Sigo da RFF5A) [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federai de Santa Catarina; 1909.

• Merlo ARC. O taylorismoe a saúde: estudo introdutório sobre a saúde dos metalúrgicos da Região Metropolitana de Porto Alegre [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1939.

• Pimenta AL. A compreensão dos trabalhadores sobre o processo saúde-doença no ambiente de trabalho: estudo de casos de intoxicação por chumbo no município de Bauru, SP [dissertação]. São Paulo: Universidade do São Paulo; 1989.

• Pitta A. Trabalho hospitalar e sofrimento psíquico [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1989.

• Rocha LE. Tenossinovite como doença do trabalho no Brasil: a atuação dos trabalhadores [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1989.

• Ruiz MA. Estudo morfológico da medula óssea em pacientes neutropênicos da indústria siderúrgica de Cubatão, Estado de São Paulo [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1989.

• Soares AS. A organização do trabalho informático [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1939.

• Spínola AG. Nerve conduction velocity studies on lead workers [dissertatfon]. London: L5HTM, London University; 1989.

1990

• Borges LH. Transtornos mentais entre trabalhadores de uma usina siderúrgica [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1990.

• Brotas GS. Determinação social da malária na fronteira agrícola - Rondônia [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1990.

• Couto LFA. A saúde na fala dos trabalhadores do desfibramento do sisal: um estudo de caso - Paraíba [dissertação]. Campina Grande: Universidade Federal da Paraíba; 1990.

• Cziulik C. Desenvolvimento do protótipo de uma semeadora de arroz pré-germinado [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1990.

• Gambardella AMD. O programa de alimentação do trabalhador frente às recomendações nutricionais para esse segmento específico da população; área metropolitana de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1990.

• Gonçalves D. Educação do trabalhador em saúde ocupacional [dissertação]. Brasília, Universidade de Brasília; 1990.

• Hashimoto EM. Estudo cromossômico em linfócítos de aplicadoresde inseticidas [dissertação]. São José do Rio Preto: Instituto Brasileiro de Letras da UNESP; 1990.

• Joanilho AL. O corpo de quem trabalha: estratégias para a construção do trabalhador (7 900-1920) [dissertação]. Campinas: instituto de filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; 1990.

• Jovhelovitch S. Trabalho e sofrimento psíquico [dissertação]. Porto Alegre: Instituto de Psicologia da PUC-RS; 1990.

• Machado Neto JG. Quantificação e controle da exposição dérmica de aplicadorcs de agrotóxicos em cultura estaqueada de tomate (Lycopcrsioon escu-lentum Mill), na região de Cravinhos - SP [tese]. Jaboticabal: Faculdade de Ciência Agroveterinária da UNESP; 1990.

• Maciel RHMO. Dificuldades de leitura e a tarefa de digitação [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1990.

• Marziale MHP. Estudo da fadiga mental de enfermeiras atuantes em instituição hospitalar com esquema de trabalhos em turnos alternantes [disserlação]. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Prelo; 1990.

• Miranda CR. Medicina do Trabalho: sua prática e seu mercado de trabalho no Estado da Bahia [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1990.

• Morata TC. An epidemiological study of the effects of exposure to noise and organic solvents on worker's hearingand balance [thesie]. Cincinnati: University of Cincinnati; 1990.

• Redondo MCF. O deficiente auditivo e o mercado de trabalho [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1990.

• Sakate M. Efeitos comportamentais do amitraz (tria-tox) [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1990.

• Schmidt IT. Stress ocupacional no ambiente acadêmico universitário [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1990.

• Silva DL. O orientador educacional junto à equipo escolar na aprendizagem do datilógrafo e do digitador: em questão, programas de prevenção do vícios e constrangimentos [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1990.

• Teles RS. Apreciação ergonômica do microtrator em tratos culturais na agricultura não extensiva [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1990.

• Tolosa DER. Avaliação das condições de trabalho dos servidores braçais da Prefeitura Municipal de Botucatu: levantamento de riscos e estudo de morbidade, 1987 [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1990.

• Vergara WRH. Resolução de problemas baseados no conhecimento humano: uma abordagem da Ergonomia Cognitiva [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1990.

1991

• Algranti E. Doenças respiratórias associadas à mineração de carvão: estudo de coorte de 5 anos. [tese]. São Pauto: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1991.

• Alves M. Organização do trabalho na enfermagem [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG; 1991.

• Augusto LGS. Estudo longitudinal e morfológico (medula óssea) em pacientes com neutropenia secundária à exposição ocupacional crônica ao benzeno [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1991.

• Baez-Garcia MA. Subnotificação de acidentes do trabalho em pacientes atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro - Niterói [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Camargo MM. Pré-sindicalismo patronal e do trabalhador: uma análise das raízes do sindicalismo na indústria químico-farmacêutica brasileira [dissertação]. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas; 1997.

• Choueri Júnior N. Equipes de perfuração marítima: uma análise das relações sociais das condições de trabalho e produtividade [dissertação]. Campinas: Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP; 1991.

• Cordeiro RC. Pressão arterial diastólica entre-motoristas e cobradores de Campinas, usuários de um Serviço de saúde ocupacional [dissertação].. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1991.

• Couto RCS. Buscando ouro, perdendo a saúde, um estuda sobre as condições de saúde no garimpo do Cumaru, Pará [dissertação]. Rio do Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1991.

• Douglas JL. Contribuição para o conhecimento da enfermagem que atua na assistência à saúde do trabalhador na América Latina [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Echtcrnacht EHD. Com quantos paus se faz uma canoa? Ou com quantas mortes se faz um navio? Sobre o modo de trabalhar, adoecer e morrer dos trabalhadores jatistas em estaleiros do Rio de janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1991.

• Fernandes JC. Avaliação dos níveis de ruído em tratores agrícolas e seus efeitos sobre o operador [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho; 1997.

• Florio JC. Mecanismo de ação do praguicida amitraz no sistema nervoso central [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina; 1991

• Gatto CR. Loucura e trabalho; a emergência de um discurso no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1997.

• Godoy TCM. Perdas auditivas induzidas pelo ruído em militares: um enfoque preventivo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.

• Goiris FAJ. Modelos de coordenação cirurgião dentista/auxiliar, na técnica de trabalho a quatro mãos em periodontia, segundo a metodologia do Sistema Pert [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1991.

• Gonçalves FM. Estudo clínico-epidemiológico em trabalhadores de campanha de saúde pública expostos cronicamente a inseticidas-SUCEN. São José do Rio Preto, SP [dissertação]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina da USP; 1991.

• Jackson Filho JM. Quelques travaillcurs brésiliens face à un systòme complexc et dangereux [dissettacion], Paris: Conservatoire National de Arts et Métiers; 1991.

• Lieber RR. Trabalho em turnos e riscos químicos: o horário de trabalho como fator interveniente no efeito tóxico [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publicada USP; 1991.

• Machado JMH. Violência no trabalho e na cidade: epidemiologia da mortalidade por acidentes de trabalho registrada no município do Rio de Janeiro em 1987 e 1968 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1991.

• Maciel RHMO. Dificuldades de leitura e a tarefa de digitação [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1991.

• Malheiro ACCGC. Determinação espectrofotométrica de carboxiemoglobinemia em indivíduos expostos ocupacionalmente ao monóxido de carbono [dissertação]. São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1991.

• Martins FR. Mortalidade por câncer em trabalhadores da indústria de petróleo. Brasil - 1970 a 1985 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1991.

• Martins RLM. Avaliação da função pulmonar em funcionários de fábricas de cimento de Brasília [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1991.

• Mazon R. Aspectos estratégicos da gestão de saúde ambiental [dissertação]. São Paulo: Escola de Administração de Empresas da FCV; 1991.

• Oliveira GF. Determinação por cromotografia em fase líquida de alto desempenho de ácido mandélico em urina de trabalhadores expostos ao estireno [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; 1991.

• Oliveira PAB. Cursos para membros de comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho realizados em Porto Alegre: desvelamento de uma intencionalidade [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Educação da PUC-RS; 1991.

• Oliveira SGA. Convênio empresa: balanço crítico: uma relação de poder entre empregador/empregado em torno da assistência médica [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.

• Oliveira SN. Comunicação e saúde pública: análise do discurso de agentes de saúde e pacientes do centro de saúde do trabalhador (CESAT) em Santos [dissertação]. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; 1991.

• Peres MTM. O colono de cana na modernização da Usina Monte Alegre, Piracicaba 1930/1950 [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.

• Pinto MI. Estudo caso-controle da relação entre o processo de trabalho e transtornos neuróticos [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina, UFBA; 1991.

• Raça R. Fonoaudiólogo e equipe de enfermagem: construindo um Programa de Conservação da Audição [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica; 1991.

• Rizotti MLA. Trabalho em equipe: um estudo de caso na área da saúde [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.

• Robazzi MLCC. Contribuição ao estudo sobre coletores de lixo: acidentes de trabalho ocorridos em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, no período de 1986 a 1988 [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1991.

• Rocha EAS. Processo de trabalho e desgaste operário: um estudo de caso [dissertação]. Salvador: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UFBA; 1991.

• Rocha MP. Contribuição ao estudo da contaminação por mercúrio usado na odontologia: análise e avaliação das atitudes e cuidados preventivos [tese]. Recife; Fundação Universidade de Pernambuco; 1991.

• Santos LAS. O trabalhador imprevidente: estudo do discurso da FUNDACENTRO sobre o acidente de trabalho [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1991.

• Sato L. Abordagem psicossocial do trabalho penoso: estudo do caso de motoristas de ônibus urbano [dissertação]. São Paulo: Programa de Psicologia Social da PUC; 1991.

• Schochat E. Percepção de fala entre indivíduos portadores de perda auditiva induzida pelo ruído [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP; 1991.

• Tietbochl Filho CN. A poeira de cereais e seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores de armazenagem: avaliação ambiental e estudo epidemiológico no Rio Grande do Sul [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina do UFRGS; 1991.

• Vicentin G. Saúde e mineração na Amazônia: o caso da Mineração Rio-Norte [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1991.

1992

• Almeida RB. O trabalhador e o processo saúde-doença da escola: a mediação político-pedagógica da CIPA [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG; 1992.

• Almeida SIC. História natural da disacusia induzida por ruído industrial e implicações médico-legais [dissertação]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina; 1992.

• Behr E. Estudo do trabalho de operadores de caldeira: uma abordagem ergonômica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1992.

• Bertucci LM. Impressões sobre a saúde; a questão da saúde na imprensa operária - São Paulo, 1891/ 1925 [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1992.

• Blanes DN. O trabalhador acidentado na construção civil [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Serviço Social da PUC-SP; 1992.

• Camargos AAM. As ferias e sua conversão em abono pecuniário [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1992.

• Carnicelli MVF. Relationship between individual sus-ceptibility to noisc-induced hearing loss and vibrati-on-induced white finger and neurological disorders [thesísj. London (UK); Faculty of Engineering and Applied Science institute of Sound and Víbration Research; 1992.

• Chagas VLB. Qualidade de vida no trabalho, fadiga psíquica e ergonomia na atividade do pessoal de apoio do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Paraná [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 1992.

• Correia MCP. A questão do diagnóstico dos casos de doença ocupacional no Estado da Bahia a partir do ano de 1988 [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicinada UFBA, 1992.

• Costa EA. Estudo da correlação entre a audiometria tonal e o reconhecimento de monossílabos mascarados por fala competitiva nas perdas auditivas Induzidas pelo ruído [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1992.

• Fernandes SRP. Trabalho informatizado e distúrbios psi-coemocionais: estudo seccional em três empresas de processamento de dados em Salvador, Bahia [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1992.

• Ferraz HB. Sinais de sintomas neurológicos decorrentes da exposição do pesticida maneb: intoxicação pelo manganês ou doença de Parkinson? [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina; 1992.

• Ferreira MC. Carga de trabalho bancário e saúde: um estudo ergonômico com avaliadores de penhor da Caixa Econômica Federal [dissertação]. Brasília; Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; 1992.

• Fialho FAP. A modelagem cognitiva na concepção de sistemas [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1992.

• Gabetto JM. Tomografia computadorizada de alta resolução na silicose dos jateodores de areia [tese]. Rio de Janeiro: Faculdade de Medicina da UFRJ; 1992.

• Lucca SR. Epidemiologia dos acidentes do trabalho fatais na região de Campinas no período de 1979 a 1989 [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1992.

• Medina MC. Sindicalismo e saúde: um estudo das políticas da saúde dos sindicatos da Bahia [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1992.

• Moraes A. Diagnóstico ergonômico do processo co-municacional cio sistema homem-máquina de transcrição de dados; posto de trabalho do digitador em terminais informatizados de entrada de dados [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1992.

• Moura ALF. Condições de trabalho, representação social e saúde do trabalhador em sistemas políticos distintos: um estudo comparativo entre Cuba, Costa Rica e Brasil [tese]. Brasília: Universidade de Brasília; 1992.

• Novaes TCP. Bases metodológicas para abordagem da exposição ocupacional ao benzeno [dissertação]. São Paulo: Instituto de Química da USP; 1992.

• Oliveira JB. A análise ocupacional no processo de orientação profissional para deficientes auditivos no Instituto Educacional de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica; 1992.

• Oliveira MT. A saúde da mulher trabalhadora: estudo da relação entre trabalho na gestação e ocorrência de doenças, complicação do parto e recém-nascidos prematuros na cidade de Recife, PE [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1992.

• Oliveira PC. O esporte na fábrica: o jogo que esconde o jogo: o esporte como estratégia de educação do trabalhador [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 1992.

• Pereira RAG. L.E.R.: doenças das trabalhadoras [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1992.

• Pinheiro SA. Estudo do processo trabalho-desgaste em trabalhadores de destilaria de álcool [tese]. Ribeirão Preto: Faculdade de Mediei na da USP; 1992.

• Rachid JPA. Postura pianística com base em Ergonomia [dissertação]. Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1992.

• Raskin VR A relação trabalho-saúde; uma análise contextualizada do cotidiano dos trabalhadores [dissertação]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 1992.

• Rego MPCM. A. Trabalho hospitalar e saúde mental: o caso de um hospital geral e público no Município do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social da UERJ; 1992.

• Ribeiro RMS. O trabalhador em ambiente de alta tecnologia [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1992.

• Rigotto RM. Não somos máquinas: um estudo das ações sindicais em defesa da saúde do trabalhador na Grande BH [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG; 1992.

• Sant'Anna CM. Fatores humanos relacionados com a produtividade do operador de motosserra no corte florestal [dissertação]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 1992.

• Santos AC. Efeitos renais crônicos em trabalhadores expostos ao chumbo e suas relações com a pressão arterial [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1992.

• Santos MLR. Cadê o meu aumento ou vou causar acidente; um estudo de caso da cultura do risco numa indústria petroquímica [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1992.

• Warth S. Assistenciamento médico, o controle sindical do desgaste operário: um estudo do caso do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, 1987-1991 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1992.

• Wünsch Filho V. Riscos ocupacionais e câncer de pulmão [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1992.

• Zambrone FAD. Contribuição ao estudo das intoxicações na região de Campinas [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1992.

1993

• Alexandre NMC, Contribuição ao estudo das cervi-codorsolombalgias em profissionais de Enfermagem [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1993.

• Alves GC. O cotidiano dos trabalhadores em saúde em uma unidade sanitária [dissertação]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 1993.

• Anselmi ML. A rotatividade dos trabalhadores de enfermagem nos hospitais de Ribeirão Preto [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1993.

• Assunção AA. L'âge et le travail de nuit [dissertation]. Paris: Ecole Pratique des Hautes Études du Ministére de I'Éducation Nationale, de la Rechorche et de la Technologie; 1993.

• Bittencourt CM. Doenças do trabalho e o exercício de enfermagem [dissertação]. Salvador: Escola de Enfermagem da UFBA; 1993.

• Buschinelli JTP. Epidemiologia das doenças profissionais registradas no Brasil na década de 80 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1993.

• Caovila J. Trabalhadores de limpeza em hospitais: entre a necessidade e os riscos [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1993.

• Carvalho AB. Emprego de tubo U na validação da determinação de vapores solventes orgânicos coletados sobre carvão ativo em ambientes de trabalho [dissertação]. Salvador: Instituto de Química da UFBA; 1993.

• Carvalho WA. Toxicologia do n-hexano: exposição ocupacional e riscos para a saúde [tese]. Salvador: Instituto de Química da UFBA; 1993.

• Cortez KVD. Inovações tecnológicas e mudanças na organização do trabalho: surgimento de um novo tipo de trabalhador rural na cultura canavieira na região canavieira de Ribeirão Preto [dissertação]. São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar; 1993.

• Cotrim FP. Melhoria de desempenho de uma unidade de produção industrial [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1993.

• Elias MV. Proposta de um sistema de vigilância epidemiológica em saúde ocupacional [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social da UERJ; 1993.

• Ferreira Júnior M. Determinants of biological markers of exposure and effects among workers exposed to polycyclic aromatic hydrocarbons [dissertation]. Bruxelas, Bélgica: Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Louvain; 1993.

• Jorge Júnior JJ. Avaliação dos limiares auditivos de jovens e sua relação com hábitos do exposição à música eletronicamente amplificada [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1993.

• Knoplich J. Modelo de crenças em saúde aplicada a funcionários públicos com dores na coluna vertebral [tese]. São Pauto: Universidade de São Paulo; 1993.

• Marsiglia RMG. Servidor, funcionário, trabalhador: organização de interesses e cultura organizacional no setor público de saúde [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1993.

• Martins MC. Les relations travail et santé dans la sidérurgie [thèse]. Paris: École Pratique des Hautes Études; 1993.

• Mattos IE. Mortalidade por câncer em trabalhadores da companhia geradora de eletricidade em São Paulo [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1993.

• Medina MCG. Condição previdenciária, saúde e incapacidade de idosos residentes no Município de São Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1993.

• Melo AISC. Contracena de diferentes: a saúde do trabalhador como prática social e a percepção dos trabalhadores [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 1993.

• Meto AMC Disfunção renal e exposição ambiental a chumbo e cádmio [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1993.

• Mendes MD. Realidade ocupacional de trabalhadores de galerias de águas pluviais: educação conscientizadora para prevenção de doenças e acidentes do trabalho [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1993.

• Menegon NL. Análise ergonômica do trabalho na operação de subestações de transmissão e distribuição de energia elétrica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1993.

• Moreno CRC. Critérios cronobiológicos na adaptação ao trabalho em turnos alternantes: validação de um instrumento de medida [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1993.

• Muniz HR. As concepções dos operários da construção civil sobre acidente do trabalho [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1993.

• Nunes AML. A realidade objetiva/subjetiva da produtividade: os coletivos de trabalho em canteiros de obra [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFR); 1993.

• Oliveira JR. Análise do gerenciamento de riscos ambientais no transporte marítimo de petróleo e derivados no Estado do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1993.

• Pena PGL. Surdez profissional na Bahia: a história social de uma doença do trabalho [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA: 1993.

• Perlingeiro RCR. Função celular em indivíduos com exposição ocupacional ao mercúrio [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências da UNICAMP; 1993.

• Proença RPC. Ergonomia e organização do trabalho em projetos industriais: urna proposta no setor de alimentação coletiva [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1993.

• Ribeiro CEV. Estudo do comando neural e do padrão respiratório em pacientes com silicose: relação com a tolerância ao exercício [dissertação]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina; 1993.

• Righi CAR. Aplicação de recomendações ergonômicas para o componente de apresentação da interface de softwares interativos [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1993.

• Santana VS. Informal work, housework and minor psychological disorders among women in Brazil [thesis). Chapei Hill: University of North Carolina at Chapel Hill, UNC; 1993.

• Santos LF. Processo de trabalho e saúde do trabalhador: acidentes na construção civil em Belém [dissertação]. Belém: Universidade Federal do Pará; 1993.

• Schumacher LCP. Análise dos atendimentos realizados pelo serviço médico de uma empresa siderúrgica da Região Sudeste do Brasil no período de abril de 1986 a dezembro de 1990 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1993.

• Silva AL. A saúde e a segurança do trabalhador: uma questão educacional (estudo de caso) [dissertação]. Belo Horizonte: Centro Educacional Tecnológico de Minas Gerais; 1993.

• Silva JMGC. Monitoramento biológico em pintores de automóveis [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1993.

• Takayanaqui AMM. Trabalhadores de saúde e meio ambiente: ação educativa do enfermeiro na conscientização para gerenciamento de resíduos sólidos [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1993.

• Waissmann W. O trabalho na gênese das doenças isquêmicas do coração [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1993.

1994

• Almeida ABS. De moléstia do trabalho a doença profissional: contribuição ao estudo das doenças do trabalho no Brasil [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 1994.

• Backx HB. Apreciação ergonômica do motocultor na tarefa agrícola de aparar grama [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Baixo MU. Análise jurídica da NR-17: instrumento por melhores condições de trabalho e conseqüente produtividade [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Barreira THC. Fatores de risco de lesões por esforços repetitivos em uma atividade manual [dissertação]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1994.

• Barreto SM. Mortalidade por acidente de trabalho e outras causas externas entre trabalhadores siderúrgicos brasileiros: um coorte histórico com um estudo caso-controle aninhado [thesis]. London: London School of Hygione and Tropical Medicine of London University; 1994.

• Beltrami CHU. Da perda auditiva induzida pelo ruído, do zumbido e da tontura em trabalhadores da indústria moveleira [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federai de Santa Maria; 1994.

• Benito CAV. Análise de algumas exigências cognitivas das atividades do trabalhador de Enfermagem [dissertação]. Florianópolis: Centro de Ciências da Saúde da UF5C; 1994.

• Bonato VL. Procura de um atendimento psicoterápico pelo trabalhador da saúde [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1994.

• Castro HA. Estudo imunológico em trabalhadores expostos à sílica [dissertação]. Rio de Janeiro; Faculdade de Medicina da UFRJ; 1994.

• Chaves EC. Stress e trabalho do enfermeiro: a influência de características individuais no ajustamento e tolerância ao turno noturno [tese]. São Paulo: Instituto du Psicologia da USP; 1994.

• Cobo GA. Estudo para incorporação de Ergonomia no processo de planejamento e desenvolvimento de produtos. Estudo do caso: empresa fabricante de produtos de consumo [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Correa Filho HR. Percepção de riscos na ocupação precedendo lesões do trabalho: um estudo no município de Campinas, São Paulo: 1992-1993 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1994.

• Cybis WA. A identificação dos objetos de interfaces homem-computador e de seus atributos ergonômicos [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Cunha ADM. Trabalho de perfuração de poços de petróleo: avaliação fisiológica e análise de alguns aspectos ergonômicos [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Dantas DCM. Parâmetros da resposta imunológica em trabalhadores expostos ao mercúrio [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Módicas da UNICAMP; 1994.

• Dias EC. A atenção à saúde dos trabalhadores no setor saúde (SUS), no Brasil: realidade, fantasia ou utopia? [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1994.

• Donato VF. Causa e norma na Medicina do Trabalho: o caso do benzenismo [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1994.

• Duarte FJCM. A análise ergonômica do trabalho e a determinação de efetivos: estudo da modernização tecnológica de uma refinaria de petróleo no Brasil [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Facchini LA. Trabalha materno e ganho de peso infantil [tese]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1994.

• Fadel de Vasconcelos LC. Os caminhos do caminho; a municipalização como estratégia de consolidação da saúde do trabalhador no setor saúde [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Faertes D. Sobre um critério de risco para plataformas marítimas de petróleo [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia, UFRJ; 1994.

• Ferreira HP. O perigo silencioso: um estudo da intoxicação de trabalhadores por vapor de mercúrio em uma indústria de cloro-soda [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde da FIOCRUZ; 1994.

• Fiorini AC. Conservação auditiva: estudo sobre o monitoramento audiométrico em trabalhadores de uma indústria metalúrgica [dissertação]. São Paulo; Pontifícia Universidade Catóíica de São Paulo; 1994.

• Freitas NBB. Controle social do risco e da saúde dos trabalhadores: o caso da indústria do cloro-soda [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Gil HJCC. Programa auto-instrucional para o controle de desconfortos posturais em indivíduos que trabalham sentados [tese]. Campinas: UNICAMP; 1994.

• Gomes VB. Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia na construção civil: levantamento manual de cargas [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 1994.

• Greco RM. Cargas de trabalho dos técnicos operacionais da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publicada USP; 1994.

• Jardim SR. Processo de trabalho o sofrimento psíquico: o caso dos pilotos de trem do metrô carioca [tese]. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria da UFRJ; 1994.

• Linhares NJR. Atividade, prazer-sofrimento e estratégias defensivas do enfermeiro: um estudo na UTI de um hospital público no DF [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1994.

• Matos DG. O trabalho do enfermeiro de centro cirúrgico; um estudo sob a ótica da Ergonomia [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1994.

• Nobre LCC. A produção de desgaste: perda auditiva em trabalhadores em indústrias têxteis da região metropolitana de Salvador [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1994.

• Nogueira-Martins LA. Residência médica: um estudo prospectivo sobre dificuldades na tarefa assistencial e fontes de estresse [tese] São Paulo: Escola Paulista do Medicina; 1994.

• Oliveira LSB. A intervenção do Estado nos ambientes de trabalho: origens, evolução no Brasil e análise da prática da Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro na década de 1980, [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, 1994.

• Oliveira RM. Estudo da contaminação do solo e pasto por bexaclorocidohexano (HCH) na Cidade dos Meninos em Duque de Caxias, RJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Pedreira LA. A formação profissional e condições de trabalho no Pólo Petroquímico de Camaçari [dissertação]. São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Engenharia da UFSCar; 1994.

• Pessanha R. O trabalho de off-shore: inovação tecnológica, organização do trabalho o qualificação do operador de produção na Bacia do Campos, RJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas do Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Porto MFS. Trabalho industrial, saúde e ecologia: avaliação qualitativa de riscos industriais com dois estudos de caso na indústria química [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Razera DL. Uma abordagem metodológica para avaliar a relação entre condições de trabalho e produtividade [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Reis EJFB. Alterações neurocomportamentais e exposição a solventes orgânicos em trabalhadores petroquímicos do Estado da Bahia [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1994.

• Ribeiro FSN. Da identidade do pesquisado â identidade da pesquisa: os trabalhadores brasileiros na pesquisa nacional sobre saúde e nutrição [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Rojas CCC. Recomendações ergonômicas para a concepção de cabines de tratores de floresta [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Santos JF. A relação superior-subordinado e significado do trabalho: um estudo psicossocial da atividade dos chefes de gabinete de senadores da República [dissertação]. Brasília: Universidade do Brasília; 1994.

• Santos VR. A fadiga psíquica na indústria [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Schochat E. Porcepção de fala: presbiacusia e perda auditiva induzida pelo ruído [tese]. São Paulo: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP; 1994.

• Silva CO. Ourar adoecendo: um estudo do processo de trabalho hospitalar em buscada saúde, da inventividade e da vida [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Silveira DMC. Trabalho de perfuração de poços de petróleo: avaliação fisiológica e análise de alguns aspectos ergonômicos [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1994.

• Souza MT. Efeitos auditivos provocados pela interação entre ruído e solventes: uma abordagem preventiva em Audiologia voltada ã saúde do trabalhador [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1994.

• Souza RJ. Ergonomia no projeto do trabalho em organizações: o enfoque macroergonômico [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Struffaldi MCB. Reabilitação profissional: características, conhecimentos e opiniões de trabalhadores acidentados, São Paulo: 1994 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1994.

• Turci SRB. Avaliação toxicológica, clínica, laboratorial e citogenética de soldadores da indústria naval [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Turnes UM. Organização do trabalho nas criações de suínos de Santa Catarina: uma abordagem ergonômica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1994.

• Valadares JC. Espaço ambiente e situação do sujeito [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Vasconcelos FD. Causa e norma na medicinado trabalho: o caso do benzenismo [dissertação]. Salvador: Faculdade de Medicina da UFBA; 1994.

• Vasconcelos LCF. Os caminhos do caminho: a municipalização como estratégia de consolidação da saúde do trabalhador no setor saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1994.

• Vieira JLF. Determinação de mercúrio total em amostras ambientais por espectrofotometria de absorção atômica com gerador de vapor a frio [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1994.

• Vieira RJ. A enfermaria de emergência do hospital das clínicas da Unicamp e o atendimento aos intoxicados. Janeiro de 1971 a Dezembro de 1992 [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1994.

• Zavariz C. Avaliação da utilização industrial de mercúrio metálico no Estado de São Paulo e aplicação de metodologia de intervenção nas condições de trabalho [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1994.

1995

• Aguilar AHG. Intoxicações agudas por praguicidas nos centros de toxicologia de seis hospitais universitários do Brasil em 1994 [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1995.

• Almeida MM. Análise das interações entre homem e ambiente [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Alves CBO, Contribuições da Ergonomia no estudo da LE.R. em trabalhadores de um restaurante universitário [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Ambrózio NPG. Da vestibulometria em metalúrgicos com perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional [dissertação]. São Paulo, Escola Paulista de Medicina da UNIFESP; 1995.

• Amorim LCA. Determinação do orto-cresol por cromatografia em fase gasosa e comparação com os níveis de ácido hipúrico em urina de trabalhadores expostos ao tolueno [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP; 1995.

• Augusto LCS. Exposição ocupacional a organoclorados em indústria química de Cubatão [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1995.

• Baldy JLS. Hepatite B em 250 dentistas do norte do Paraná: prevalência da infecção, medidas preventivas adotadas e resposta imune, 135 suscetíveis à vacina recombinante belga administrada em esquema de três pequenas doses (2mcg> por via intradérmica [tese]. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMC; 1995.

• Castro CM. Segurança do trabalho no canteiro de obras: uma reflexão para o arquiteto [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1995.

• Cordeiro RC. Quando começa o saturnismo? [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1995.

• Costa SMFT. Mercúrio: perigo e silêncio [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1995.

• Dallagnol MM. Trabalho e saúde na indústria da alimentação de Pelotas: uma questão de gênero? [dissertação]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 1995.

• D 'Azevedo PA. Alterações hematológicas no sangue periférico devido a intoxicação subaguda por solventes orgânicos injetados subeutaneamente em ratos [dissertação]. Porto Alegre: Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre; 1995.

• Dias MDA. Saúde do trabalhador: uma questão de cidadania. Estudo de caso com portadores de Lesões por Esforço Repetitivo (LE.R.) [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1995.

• Escobar MIC. A experiência com a ginástica laborai em empresas do Rio Grande do Sul [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1995.

• Fassa ACG. Trabalho com determinantes de morbidade comum em uma indústria de celulose e papel [dissertação]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 1995.

• Fernandes MPM. Proposta para reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos urbanos de João Pessoa: uma abordagem segundo o princípio da produção segura [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1995.

• Ferraz NM. A questão da informação na conservação auditiva: a perspectiva do trabalhador portador de perda auditiva induzida pelo ruído [dissertação]. São Paulo: Pontifícía Universidade Católica de São Paulo; 1995.

• Fiedler NIC. Avaliação ergonômica de máquinas utilizadas na colheita de madeira [dissertação] Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 1995.

• Figueiredo MG. O trabalho em tubulações a ar comprimido: nos subterrâneos da linha vermelha [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas do Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1995.

• Filhote MIF. Estratégia para prevenção de acidentes de trabalho em adolescentes escolares do Município de Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1995.

• Fontana-Rosa JC. Investigação da síndrome neuras-teniforme: comparação em trabalhadores nos programas diurno e noturno [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1995.

• Gonçalves CFE. Ergonomia e qualidade do serviço bancário: uma metodologia de avaliação [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Kahil MA. Avaliação ergonômica dos níveis do ruído de alguns tratores e equipamentos agrícolas de fabricação nacional [dissertação]. Botucatu: UNESP; 1995.

• Kuriyama GS. Avaliação dos níveis de exposição pessoal ao dióxido de nitrogênio (NO2) de policiais do trânsito na cidade do Rio de Janeiro: um estudo preliminar [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1995.

• Lapagesse FD. Atividades psicomotoras e habilidades finais na formação profissionalizante: uma abordagem em Educação Física [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho; 1995.

• Lima CTS. Alcoolismo e doenças associadas. Um estudo de coorte em trabalhadores de uma refinaria de petróleo [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1995.

• Marziale MHP. Condições ergonômicas da situação de trabalho do pessoal de Enfermagem em uma unidade de internação hospitalar [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1995.

• Medeiros LMS. Custos humanos no trabalho: estudo de caso do operador de equipamento radiológico portátil no hospital universitário do Santa Maria [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 1995.

• Minotte LJ. Análise do fatores operacionais e ergonômicos na operação de corte florestal com motosserra [tese]. Viçosa; Universidade Federal de Viçosa; 1995.

• Monteiro MS. Gestão participativa no trabalho e saúde: um estudo do caso [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1995.

• Montero AC. Proceso salud-eníermedad en las trabajadoras de una industria farmacêutica [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1995.

• Nakamura E. Saúde do trabalhador: estratégia e modelo em políticas sociais [dissertação]. São Paulo: Faculdade do Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP; 1995.

• Narvaez Valdez CE. Monitorização biológica de trabalhadores expostos a inseticida organofosforado neurotoxicante: uma proposta de intervenção [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1995.

• Neder JA. Consumo máximo do oxigênio na avaliação da disfunção aeróbica de pacientes com pneumoconiose: nova proposta de classificação da perda funcional [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina da UNIFESP; 1995.

• Nunes EFPA. Sistemas de informação em intoxicação por agrotóxicos no Município de Londrina, PR [dissertação]. Londrina: Centro do Ciências da Saúde da UEL; 1995.

• Oliveira SSS. Novas formas de organização do trabalho o a divisão sexual do trabalho na indústria têxtil: um estudo de caso em saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1995.

• Paniagua TA. Avaliação da carga física de trabalho do pedreiro na execução de paredes do alvenaria de blocos cerâmicos [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1995.

• Paraguay AIBB. Exigências e organização do trabalho em sala de controle de processo com automação microoletrónica [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 1995.

• Penna SC. Níveis de glutationa reduzida e atividade da catalase, superóxido dismutase e glicose-6 fosfato desidrogenase em indivíduos expostos, ao vapor de mercúrio [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1995.

• Pondé M. Lazer como fator de proteção para a saúde mental de mulheres trabalhadoras [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 1995.

• Pregnolatto CA. Determinação do metanol urinário por cromatografia em fase gasosa para avaliação da exposição ocupacional [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1995.

• Queiroz MA. Saúde, educação e organização dos trabalhadores da construção naval em ambiente sindical [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1995.

• Ramos FRS. Obra e manifesto: o desafio estético do trabalho da saúde [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Ribeiro MIP. Sistema de informação gerencial e construção habitacional: uma abordagem crítica sob o ponto de vista da Ergonomia [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1995.

• Sabbag SN. Representações do trabalhador metalúrgico sobre a saúde e o ambiente de trabalho [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 1995.

• Salles MM. Lesões por esforços repetitivos em operadores de computador [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1995.

• Santos APB. SESI: ação sódo-política do empresário industrial junto aos trabalhadores [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Santos EF. Avaliação da acuidade visual e sensibilidade ao contraste em trabalhadores expostos a agrotóxicos organofosforados [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1995.

• Santos ML. O trabalho dos "Anjos Brancos": um estudo em hospital geral público [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1995.

• Scopinho RA. Pedagogia empresarial de controle do trabalho e saúde do trabalhador: o caso de uma usina-destilaria da região de Ribeirão Preto [dissertação]. São Carlos: Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar; 1995.

• Seballos SL. Condição auditiva de praticantes de tiro com arma de fogo [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 1995.

• Silva LF. Acidentes de trabalho com máquinas: estudo a partir do sistema de vigilância no Programa de Saúde dos Trabalhadores da Zona Norte de São Paulo, em 1997 [dissertação]. São Paulo: faculdade de Saúde Pública da USP; 1995.

• Silva LRW. Análise ergonômica do trabalho com atividades com predominância cognitiva: um estudo de caso no setor florestal [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

• Silveira JP. Parâmetros da resposta imunológica em indivíduos com exposição ocupacional a compostos organoclorados [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1995.

• Soprana ATB. O princípio educativo no trabalho do enfermeiro [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 1995.

• Souza EA. Ergonomia: uma reflexão sobre as condições de trabalho [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Católica de São Paulo; 1995.

• Telles ALC. A Ergonomia na concepção e implantação de sistemas digitais de controle distribuído: algumas considerações a partir de um estudo de caso na fábrica carioca de catalisadores [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1995.

• Terra Filho M. Avaliação cintilográfica pulmonar em trabalhadores de indústria de abrasivos [tese]. São Paulo: Departamento do Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP; 1995.

• Trapé AZ. Doenças relacionadas a agrotóxicos; um problema de saúde pública [tese]. Campinas: UNICAMP; 1995.

• Veiga JA. O perfil da saúde dos trabalhadores urbanos, baseado na mortalidade de população, entre 15 a 64 anos de idade, residente nas regiões metropolitanas brasileiras, 1979-1988 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1995.

• Velloso MR. Processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar na Cidade do Rio de Janeiro: percepção e vivênda dos trabalhadores [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ: 1995.

• Zaher VL. E a profissão é ser médico... médico do trabalho: uma reflexão sobre as suas condições de trabalho [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo: 1995.

1996

• Aguiar AP. Agressões posturais e qualidade de vida na Construção Civil: um estudo multicasos [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Almeida IM. Desvendando a zona de sombras dos acidentes do trabalho: estudo de acidentes do trabalho graves em Botucatu - SP no período de 01/01 a 30/06/93 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Almeida TMS. Segurança ocupacional da equipe de enfermagem no preparo de citostáticos endovenosos: estudos em hospitais do Recife-PF [dissertação] Salvador: Escola de Enfermagem da UFBA; 1996.

• Aquino EML. Fatores de risco para doença hipertensiva em trabalhadoras de Enfermagem [tese]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Araújo UC. Avaliação da exposição ao chumbo em ambientes de trabalho; aplicação de parâmetros ambientais e biológicos [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996

• Athayde MRC. Gestão de coletivos de trabalho e modernidade; questões para engenharia de produção [tese]. Rio do Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1996.

• Azevedo MM. Qualidade na construção civil: com ênfase em Ergonomia [dissertação]. Niterói; Universidade Federal Fluminense; 1996.

• Barbosa A. Studies on phosphine toxicity at occupationally relevant levels of exposure [thesis]. New South Wales (Austrália): Faculdade de Medicina da Universidade de Sydney; 1996.

• Barreiros D. A segurança e a organização do trabalho em uma mineração subterrânea de carvão da região de Criciúma - Santa Catarina [dissertação]. São Paulo: Escola Politécnica da USP: 1996.

• Brito JC. Trabalho e saúde nas indústrias de processos químicos: a experiência das trabalhadoras [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Carmo JC. Sistema de informação para acidentes e doenças do trabalho. Análise das comunicações de acidentes do trabalho registradas na zona norte do município de São Paulo de 1991 a 1993/SISCAT [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Carvalho MFV. Saúde e trabalho: silioose na indústria de matériais cerâmicos, Guarulhos, anos 80 [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1996.

• Cavalcanti VL. Construindo a atenção à saúde do trabalhador no SUS: a experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Amaro [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1996.

• Checcia CMA. Assistência médica como um benefício nas empresas: um estudo em organizações de grande porte da cidade de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Escola de Administração de Empresas da USP; 1996.

• Cunha JC. Padronização da metodologia para avaliação de colinesterase eritrocitária: otimização tias técnicas para monitoramento da exposição ocupacional a pesticidas organofosforados [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Cunha MF. A voz do servidor: a questão saúde/atendimento: aspectos diferenciados de uma realidade [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1996.

• De Capitani EM. Alterações respiratórias em trabalhadores expostos a poeira de abrasivos de tipo corindo [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1996.

• Del Campo CH. Determinantes de lesões do trabalho em tripulantes do sistema ferry-boat. [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Faria MFS. Trabalho hospitalar e saúde: estudo de caso de técnicos e auxiliares de enfermagem em instituição de pediatria [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Farjalla RV. Caracterização da demanda de lazer no Centro de Atividades do Trabalhador de Petropolis-RJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho; 1996.

• Feitosa VCR. Os escritos e o trabalho; um ensaio de Ergonomia [tese]. Rio de janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1996.

• Freitas CM. Acidentes químicos ampliados - incorporando a dimensão social nas análises de riscos [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Freitas MIC. A assistência médica dos trabalhadores do Centro Industrial do Subaé, Feira de Santana, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Garcia EG. Segurança e saúde no trabalho rural com agrotóxico: contribuição para uma abordagem mais abrangente [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Glina DMR. Da possibilidade de enfrentamento do risco ocupacional: a produção de sentido do trabalho exposto ao mercúrio metálico [tese]. São Paulo, Faculdade de Psicologia da PUC; 1996.

• Goldfeder AJ. O uso dos dados de mortalidade na vigilância epidemiológica em doenças cardiovasculares no Estado de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1996.

• Gorni LF. Ergonomia de transporte: informação e segurança veicular de ônibus interurbanos [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1996.

• Hacon SS. Avaliação do risco potencial para a saúde humana da exposição ao mercúrio na área urbana de Alta Floresta, MT - Bacia Amazônica, Brasil [tese]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 1996.

• Hennington EA. Saúde e trabalho: considerações sobre as mudanças na legislação acidentaria brasileira e sua influência sobre a classe trabalhadora [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1996.

• Lacaz FAC. Saúde do trabalhador: um estudo sobre as formações discursivas da academia, dos serviços e do movimento sindical [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1996.

• Lima MF. Oftalmopatias ocupacionais [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Linden MB. Os conteúdos da consciência do trabahador exposto ao ruído [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1996.

• Machado JMH. Alternativas o processos do vigilância em saúde do trabalhador: a heterogeneidade da intervenção [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Mafra SCT. Avaliação e funcionalidade a partir da afetividade. Um estudo de caso em copinhas residenciais [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

• Mattos ML. Recursos humanos e o novo trabalhador em saúde: a experiência da Secretaria Municipal de Saúde na cidade do São Paulo durante a gestão do Partido dos Trabalhadores [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1996.

• Mauro MLR. Saúde mental do adolescente trabalhador: um estudo sobre estudantes de escolas noturnas do Distrito de Barão Geraldo-Campinas, SP [dissertação]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1996.

• Menezes GMS. Trabalho noturno e saúde: um estudo com profissionais de enfermagem de um hospital público em Salvador, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Menezes LMB. Concentração de flúor no osso como indicador de intoxicação aguda: importância pericial [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1996.

• Merlo ARC. Technologic de I'information, maladies du travail et contre-pouvoir ouvrier: une application au traitement de masse de données dans l'informatique brésilienne [thèse]. Paris: Université de Paris 7 - Denis Diderot; 1996.

• Monteiro ACP. Determinação de arsênio nas proximidades de uma metalurgia de cobre em Lamarão do Pas sé, Bahia [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Moço SS. Cenário com base na análise ergonômica como suporte metodológico para a realização de ensaios de interação [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Nagle MM. Análise de posturas o posições dos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP [tese]. Araraquara: UNESP; 1996.

• Nardi HC. Medicina do trabalho e saúde do trabalhador: o conflito capital/trabalho e a relação médico paciente [dissertação]. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS; 1996.

• Neves RM. Programa de melhorias e treinamento de mão-de-obra implantados na construção civil [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Nogueira J. Viver sobre o lixo e sobreviver do lixo: um estudo com catadores de lixo em Vitória, ES [dissertação]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo; 1996.

• Nunes Filho G. A gestante e sua ocupação: condições clínico-obstétricas de término da gestação e relação com as atividades ocupacionais de mulheres no período gestacional segundo sua inserção social [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Oliveira EM. A psicopatologia sexualizada do trabalho: a reconstrução de um conceito [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

• Oliveira MHB. Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores no Brasil (1960-1993): uma análise a partir do Direito e a legislação específica [tese]. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Oliveira MMV. A Ergonomia e o teletrabalho no domicílio [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Oliveira RT. Análise ergonômica de operações com britadores primários em pedreiros: um caso de análise de qualidade de vida [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Oliveira SG. Proteção jurídica à saúde do trabalhador [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 1996.

• Pinheiro TMM. Vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde; a vigilância do conflito e o conflito da vigilância [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1996.

• Pinto AA. Navegando o espaço das contradições: a reconstrução do vínculo trabalho e saúde por trabalhadores da construção civil [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1996.

• Pires AC. Dados, fatos e falas: histórias "contadas" sobre saúde e trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1996.

• Proença RPC Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotccnológica no setor de alimentação coletiva [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Rocha LE. Estresse ocupacional em profissionais de processamento de dados: condições de trabalho e repercussões na vida e saúde dos analistas de sistemas [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1996.

• Santana ACS. Itinerário terapêutico de trabalhadores rurais em duas comunidades de Cachocira, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1996.

• Santana AMC. A abordagem ergonômica como proposta para a melhoria do trabalho e produtividade em serviços de alimentação [dissertação]. Florianópolis: Universidade federal de Santa Catarina; 1996.

• Santiago AJ. Concepção de aberturas na construção do espaço: um enfoque eco-ergonômico [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Sartorato CR. Dominação versus resistência: os agrotóxicos nas lavouras dos Sem-Terra: representação social dos riscos à saúde dos trabalhadores [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 1996.

• Serra MC. Análise dos sistemas de trabalho adotados por cirurgiões dentistas brasileiros em consultórios particulares (montagem do consultório odontológico e utilização de pessoal auxiliar). Influência do local e tempo de graduação [tese]. Araraquara: UNESP; 1996.

• Signorini M. Qualidade de vida no trabalho e as dimensões da satisfação, do saber e do sagrado no trabalho significativo [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1996.

• Silva CAP. Qualidade da comunicação iconográfica no ambiente informatizado de trabalho [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

• Silva ICM. As "engenheiras" do cuidado de enfermagem da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN): enfermeiras no advento do hospital moderno [tese]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1996.

• Silva LB. Estudos dos sistemas de climatização e iluminação de ambientes com terminais de vídeo, correlacionando suas inadequações com repercussões oculares em trabalhadores - estudo de caso [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1996.

• Silva VEF. O desgaste do trabalhador de Enfermagem: estudo da relaçao trabalho de Enfermagem e saúde do trabalhador [tese]. São Paulo, Escola de Enfermagem da USP; 1996.

• Silveira AM. Negociando a lei: saúde nos acordos coletivos de trabalho [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; 1996.

• Souza MASL. Condições de trabalho: o fazer-se reivindicação trabalhista [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 1996.

• Takeda E. Tuberculose, um estudo de sua situação entre pacientes internados e equipe de Enfermagem de um hospital-escola de Ribeirão Preto, SP [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 1996.

• Tavaler S. Intervenção ergomotora em trabalhadores de canteiro de obras [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho; 1996.

• Thiesen FV. Atividade da colinesterase e alterações na ambuiação, aprendizado e memória de ratos submetidos a tratamento agudo com propoxur [dissertação]. Porto Alegre: Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre; 1996.

• Uchida S. Temporalidade e subjetividade no trabalho informatizado [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1996.

• Zamperlini HBL. Ruído urbano: análise das denúncias feitas ao programa de silêncio urbano da prefeitura de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1996.

1997

• Abramovitz J. Cinto de segurança - uma questão de design [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 1997.

• Agostini M. Trabalho rural e produção familiar em Centenário: trajetórias e perspectivas [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1997.

• Almeida SIC. Testes auditivos e fatores de risco da perda auditiva provocada por ruído em trabalhadores de metalurgia: estudo comparativo com as normas ISO 1999 [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicinada UNIFESP; 1997.

• Alves SLR. Educação no trabalho e AIDS: a doença e suas representações sociais [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 1997.

• Amendola PL. Risco químico: poluição interna e do ambiente [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Amorím AE. Acidentes de transporte de cargas perigosas de trânsito: em busca de sistema de informação integrador dos setores saúde e meio ambiente [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Andrade AEO. Radiografia industrial na Bahia: a proteção à saúde do trabalhador [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1997.

• Andrade SC. Avaliação técnica, social, econômica e ambiental de dois sistemas de colheita florestal no litoral norte da Bahia [dissertação]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 1997.

• Aranha EA. O comando de voz como alternativa de interface: um ensaio de Ergonomia na Informática [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

• Badaró AFV. Conscientização corporal do trabalhador bancário: um estudo de caso [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 1997.

• Barbosa EM. Exposição ocupacional ao benzeno: o ácido trans-trans-mucônico como indicador biológico de exposição na indústria de refino de petróleo [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Barcelos MAN. A análise ergonômica do trabalho como ferramenta para a elaboração e desenvolvimento dos programas de treinamento [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Beltrami RR. Indivíduos expostos a ruído ocupacional: do diferencial do reflexo estapédico e dos limiares da audibilidade [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 1997.

• Benatti MCC. Acidente de trabalho em hospital universitário: um estudo sobre a ocorrência e os fatores de risco entre trabalhadores de enfermagem [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, USP; 1997.

• Bertucci LM. Saúde: arma revolucionária: São Paulo 1891/1925 [tese]. Campinas: Centro de Memória da UNICAMP; 1997.

• Bottiglieri CAM. Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde: riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Bréga SM. Estudos clínico, citogenético e toxicotógico em trabalhadores rurais expostos a misturas de pesticidas [dissertação]. Botucatu: UNESP; 1997.

• Carrozzo L. O trabalho na indústria petroquímica: a convivência com o perigo e sintomas da ansiedade [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia.

1997.

• Carvalho AMT. O elemento psychico no trabalho humano: a Liga Brasileira de Higiene Mental e o processo de produção discursiva do campo trabalho e higiene menta] no Brasil entre 1925 e 1934 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Carvalho JPM. Áreas verdes para qualidade do ambiente de trabalho: uma questão ecoergonômica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Cavalcanti MSS. Impactos das condições de trabalho na saúde do trabalhador da área de esgoto: um estudo de caso [dissertação]. João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba; 1997.

• Chor D. Perfil de risco cardiovascular de funcionários de banco estatal [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Coelho MA. Processo de organização do movimento popular de saúde no Vale do São Patrício-1974/1992 [dissertação]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 1997.

• Correa CM. Cargas de trabalho e desgaste do operador de terminal de computador de um hospital público [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 1997.

• Cunha MI. O trabalho em turno e a sexualidade humana: um caminhar na contra-mão [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1997.

• Faria NMX. Saúde do trabalhador rural: um estudo transversal na Região Serrana do Rio Grande do Sul [dissertação]. Pelotas: Universidade Federai de Pelotas; 1997.

• Ferreira Júnior M. Relação dos fatores de risco ligados ao trabalho interativo usando computador e telefone com a etiopatogenia dos distúrbios osteomusculares de região cervical, ombros e membros superiores [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1997.

• Galli E. O porquê dos acidentes industriais: a dimensão social dos sistemas produtivos nas análises de causas de acidentes químicos maiores [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

• Goldenstein M. Desvendar e conceber a organização do trabalho: uma contribuição da Ergonomia para o projeto de modernização de uma refinaria de petróleo [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1997.

• Grunewald V. Considerações sobre a Ergonomia e a terceira idade [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federai de Santa Catarina; 1997.

• Hansen JLG. Programas de melhoria e sua relação com a Ergonomia [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1997.

• Jansen AC. Um novo olhar para acidentes de trabalho na enfermagem: a questão do ensino [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1997.

• Jantsch AR. O pequeno agricultor e racionalidade educativa [tese]. Piracicaba; Universidade Metodista de Piracicaba; 1997.

• Kirchhof ALC. Tendências temáticas sobre a relação trabalho e saúde: a contribuição dos estudos acadêmicos brasileiros (1990-1994) [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Labate RC. O profissional de saúde frente à padente mastectomizada: aspectos psicológicos [tese). Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1997.

• Larroyd C. Aspectos que interferem na qualidade do serviço no posto de pedreiro de reboco: um enfoque ergonômico [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Leite A. Os impactos dos programas de educação do trabalhador na produtividade das empresas [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade de São Paulo; 1997.

• Lepera JS. Avaliação da exposição ocupacional a solventes e a material particulado em procedimentos de repintura automotiva [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Lima EDRP. Estresse ocupacional e a enfermagem de centro cirúrgico [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da UFMC; 1997.

• Lima LQ. Alternativas tecnológicas ao jateamento de areia seca: a busca da incorporação de novos elementos na avaliação das exposições [dissertação]. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Macedo NA. Aglutininas anti-leptospira em soros-humanos do Estado do Piauí, com particular referência aos aspectos ocupacionais, 1994 a 1996 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Magní C. As incapacidades auditivas e o handicap de trabalhadores portadores de PAIR e de suas esposas [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1997.

• Marcon MC. As novas propostas de organização do trabalho e a participação do trabalhador; um estudo de caso, desenvolvido junto a uma unidade de alimentação e nutrição tipo concessionária, sob um enfoque ergonômico [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Matos Filho AS. A saúde e o processo de trabalho do enfermeiro: um estudo de caso em Jequié, BA [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro; 1997.

• Miranda AC. A vigilância em saúde na indústria naval; o caso dos trabalhadores em atividade de pintura em um estaleiro do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Molina SA. Endosulfan e estresse: efeitos da expusição pré-natal no desenvolvimento físico e com porta mental da prole de ratas [dissertação]. Botucatu; UNESP; 1997.

• Monteiro JC. Lesões por esforços repetitivos: a doença na perspectiva do trabalhador [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Moraes FFM. Correlações entre as atividades de paraoxonase, pseudocolmesterase e acetilcolinesterase em ratos tratados com Metilparation e Paraoxon [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• More LF. A OPA sob a ótica da Ergonomia e organização do trabalho - proposta da criação da Comissão de Estudos de Trabalho (CET) [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Moreira ME. Gestão do trabalho em saúde: desvendando a trama e o drama institucional [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1997.

• Morrone LC. As atividades dos serviços de medicina do trabalho nas empresas dos municípios da Grande São Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publicada USP; 1997.

• Nicácio JA. Estudo de caso: análise ergonômica do trabalho em uma empresa de fabricação de móveis tubulares [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Oliveira F. A construção social dos discursos sobre o acidente de trabalho [dissertação]. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP; 1997.

• Orenha ES. Organização do trabalho auxiliado com funções expandidas, no serviço público odontológico [dissertação]. Araçatuba: UNESP; 1997.

• Paiva RO. Estudo histológico das lesões renais produzidas pelo b-mirceno e d-limoneno em ratos [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Pereira MER. O lazer como aspecto alternativo de alívio de tensão para equipe de Enfermagem em CTI [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 1997.

• Pereira PAR. Determinação de metanol e etanol atmosféricos por cromatografia gasosa de alta resolução, após coleta em cartuchos [tese] Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1997.

• Rebello LHB. O controle de tráfego aéreo numa perspectiva contemporânea em Engenharia de Produção [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1997.

• Repullo Júnior R. Atuação sindical da proteção da saúde dos trabalhadores [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Ribeiro HP. A violência do trabalho no capitalismo: o caso das lesões dos membros superiores por esforços repetitivos em trabalhadores bancários [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

• Rocha AM. Fatores ergonômicos e traumáticos envolvidos na ocorrência de dor nas costas em trabalhadores de enfermagem [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da UFMG; 1997.

• Sá VMTPL. O "novo velho" e as políticas sociais: e o setor saúde, como se manifesta? [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1997.

• Silva A. Trabalhador de Enfermagem na unidade centro de material e os acidentes de trabalho [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

• Silva ABG. Consciência ambiental: possibilidades de conhecimento qualitativo via projeto de qualificação social [dissertação]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 1997.

• Silva ALA. O Projeto Copiadora do CAPS: do trabalho de reproduzir coisas à produção de vida [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

• Silva CS. Um estudo crítico sobre a saúde dos trabalhadores de galvânicas, por meio das relações entre as avaliações ambientais, biológicas e otorrinolaringológicas [tese]. São Paulo: Instituto de Química da USP; 1997.

• Silva LA. Qualidade em sistemas automatizados de informação: a Ergonomia na criação da dimensão usabilidade [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

• Silva RCM. Perda auditiva induzida pelo ruído: instrumento de auto-avaliação dos efeitos auditivos e psicossociais [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1997.

• Silveira DT. Consulta-ação: educação e reflexão nas intervenções de enfermagem no processo trabalho-saúde-adoecimento [dissertação]. Florianópolis: Programa de Mestrado em Assistência de Enfermagem da UFSC; 1997.

• Vieira MLR. A gestante exposta ao ruído do ambiente de trabalho: descrição dos efeitos auditivos e não-auditivos [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1997.

• Xavier GNA. Aspectos epidemiológicos e hábitos de vida das servidoras da UFSC: diagnóstico e recomendações para um programa de promoção-da saúde da mulher [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1997.

• Yoshino NL. Trabalho e saúde de migrantes brasileiros (dekasseguis) no Japão, 1988-1995 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997.

1998

• Acioly CMC. Condições de trabalho de enfermeiros de uma instituição da rede hospitalar pública [dissertação]. João Pessoa: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba; 1998.

• Aguiar MCF. O trabalhador sem seu trabalho: um estudo sobre a identidade de trabalhadores afastados do trabalho por adoecimento profissional [dissertação]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo; 1998.

• Araújo ACR. Importância da análise de resíduos de praguicidas para ações de saúde pública: estudo da cultura do tomate do Estado de Pernambuco [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1998.

• Araújo CMP. A medida da leiturabilidade como ferramenta de apoio no processo de investigação ergonômica das dificuldades de leitura e compreensão de textos [dissertação]. Florianópolis: Universidade l:ederal de Santa Catarina; 1998.

• Araújo ME. Estudo da prevalência das manifestações bucais decorrentes de agentes químicos no processo degalvanoplastia: sua importância para a área de saúde bucal do trabalhador [tese]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 1998.

• Assunção AA. De la déficience à la gestion collective du travail: les troubles musculo-squelettiques dans la restauration collective [thèse]. Paris: École Pratique des Hautes Études du Ministére de l'Éducation Nationale, de la Recherche et de la Technologie; 1998.

• Azeredo AMGF. Avaliação da exposição a níquel, nióbio, urânio e tório em áreas do mineração através de bioanálise in vitro [tese]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1998.

• Barros SRTP. A Ergonomia do vitimado da via pública: um estudo desenvolvido junto ao grupo de socorro de emergência do corpo de bombeiros militar [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1998.

• Bellusci SM. Envelhecimento e condições de trabalho em servidores de uma instituição judiciária - Tribunal Regional Federal da Terceira Região, São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1998.

• Belmonte FAF. Investigação e análise dos elementos de satisfação e motivação no ambiente de trabalho - estudo de caso no setor bancário [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1998.

• Bezerra LAH. O estudo da biografia de uma empresa como apoio à intervenção ergonômica - um estudo de caso: proposta para implementação da Ergonomia em uma empresa de saneamento [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Campiglia MCD. A ambigüidade de uma profissão: o sofrimento psíquico na Enfermagem [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1998.

• Carvalho CBM. Saúde do trabalhador na Bahia: o caso do CESAT, 1988-1996 [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; 1998.

• Castro SL. Avaliação da postura o posições de trabalho do cirurgião-dentista destro e da auxiliar odontológica em procedimentos restauradores [dissertação]. Araraquara: UNESP; 1998.

• Costa EA. Desenvolvimento do teste de reconhecimento de fala, com ruído, em português do Brasil, para aplicação em audiologia ocupacional [tese]. Campinas: UNICAMP; 1998.

• Coutinho Neto OB. Estudo sobre carga de trabalho e processo de desgaste das auxiliares de enfermagem de um hospital universitário de Pernambuco [dissertação]. Recite: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da FIOCRUZ; 1998.

• Deus MJ. Os efeitos da exposição à música e avaliação acústica do ambiente de trabalho em professores de academia de ginástica [tese]. Florianópolis; Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Drucker LR. A complexidade da gestão de prontuários e a regulação conduzida pelo paciente [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UPRJ; 1998.

• Duarte JC. Movimento da consciência de um trabalhador com L.E.R. [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1998.

• Echternacht EHD. A produção social das lesões por esforços repetitivos no atual contexto da reestruturação produtiva brasileira [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1998.

• Fiedler NC. Análise de posturas e esforços despendidos em operações de colheita florestal no litoral norte do Estado da Bahia [tese]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 1998.

• Freire LMB. Saúde do Trabalhador e Serviço Social - possibilidades pelo avesso do avesso [tese]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1998.

• Canime JF. Redução de ruído com substituição de telas de aço por borracha na mina de Andrade-Samitri [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1998.

• Gatto CP. A experiência psicanalítica: algumas questões a partir do ambulatório público de saúde dos trabalhadores [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Gurgel IGD. Repercussão dos agrotóxicos na saúde dos agentes de saúde pública em Pernambuco [dissertação]. Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da FIOCRUZ; 1998.

• Haro UID. Reabilitação profissional; o limiar entre a inclusão e a exclusão - uma reflexão sobre o modelo convencional de reabilitação profissional [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Itani AF. Entre o invisível e o risco: a experiência dos trabalhadores do transporte com os sistemas automatizados [tese]. Rio Claro: Instituto de Biociências da UNESP; 1998.

• Klemec M. A centralização dos sons na produção do sentido: contribuição para uma política de prevenção da perda auditiva no trabalho com ruído [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1998.

• Loterio CP. Percepção de comandantes de Boeing 767 da aviação civil brasileira sobre as repercussões das condições de trabalho na sua saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Machado LA. Usinas de reciclagem o compostagem de resíduos sólidos domiciliares: uma análise do processo de produção com considerações sobre suas operações unitárias e os riscos existentes à saúde dos trabalhadores - estudos de casos [dissertação]. São Carlos: Universidade de São Paulo; 1998.

• Maranhão MGQ. Trabalho docente e riscos sanitários; um estudo de caso em saúde e trabalho de professores da Universidade Estadual do Ceará [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 1998.

• Marques SR. Os efeitos do ruído em motoristas de ônibus urbanos do Município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1998.

• Martins NC. Tipos de personalidade em lesionados por esforços repetitivos [dissertação]. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; 1998.

• Malumoto S. O acolhimento: um estudo sobre seus componentes e sua produção em uma unidade da rede básica de serviços de saúde [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 1998.

• Meirelles ZV. Vida e trabalho de adolescentes no narcotráfico numa favela do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Meyer A. Padronização de metodologia para determinação de pesticidas organofosforados em plasma humano, utilizando cromatografia líquida de alta eficiência [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Miranda AF. Estresse ocupacional: inimigo invisível do enfermeiro [dissertação] Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem, USP; 1998.

• Moreno CRC. Fragmentação do sono e adaptação ao trabalho noturno [tese]. São Paulo; Faculdade de Saúde Pública da USP; 1998.

• Nogueira-Martins MCF. A transição estudante-fonoaudiólogo: estudo qualitativo sobre a vivência dos primeiros atendimentos [tese]. São Paulo; Escola Paulista de Medicina da UNIFESP; 1998.

• Oliveira JI. Prevalência da silicose entre os trabalhadores das indústrias cerâmicas do Município de Pedreira - SP [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP; 1998.

• Oliveira LCC. A epidemia de um estigma; leucopenia e benzenismo entre trabalhadores de Camaçari, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1998.

• Oliveira PTR. O sofrimento psíquico e o trabalho hospitalar: um estudo de caso realizado em um hospital público do Pará [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Palassi MP. "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!": o impacto da notícia de municipalização privatizada sobre os trabalhadores no setor de saneamento [dissertação]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo; 1998.

• Pimenta AL. A compreensão dos trabalhadores sobre o processo saude-doença no ambiente de trabalho. Estudo de casos de intoxicação por chumbo no município de Bauru, SP [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 1998.

• Régis Filho CI. Síndrome de má adaptação ao trabalho em turnos - uma abordagem ergonômica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1993.

• Rezende RM. Doença mental e trabalho: um estudo sobre as relações entre doentes mentais e trabalho no setor industrial de calçados de Franca [dissertação]. Franca: UNESP; 1998.

• Rivero PJF. Perseguição de marcadores para análise de movimentos humanos [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1998.

• Salermo VL. Considerações sobre a terceirização e as possíveis implicações nos riscos de acidentes de trabalho fatais: estudo da região de Campinas, no período de 1990 a 1995 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 1998.

• Sampaio IAR. A adaptação do trabalho à mulher: o ciclo menstruai e outros aspectos [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia, UFRJ; 1998.

• Sant'Anna CM. Análise de fatores ergonômicos no corte de eucalipto com motosserra em região montanhosa [tese]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 1998.

• Schmitt M. Percepção do trabalho como componente da saúde de um grupo de trabalhadores em uma empresa frigorífica [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Silva CC. Determinação do ácido delta-aminolevulínico urinário como um teste screening na avaliação da intoxicação profissional pelo chumbo [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Silva CC. Concepção ergonômica dos espaços e postos de trabalho: estudo de caso dos caixas bancários [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Silva EF. Análise do processo de discussão/construção de uma política de saúde do trabalhador [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1998.

• Silva M. Mortalidade por câncer em militares da Marinha do Brasil [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 1998.

• Silva MHO. O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT: estudo do desempenho e evolução de uma política social [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 1998.

• Silva SFP. A Macroergonomia e o processo de mudança organizacional: um estudo de caso em uma instituição de ensino técnico [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Simões MC. Composição corporal das policiais femininas de Florianópolis, SC [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Solino MNF. Trabalho em convés de navios químicos: um estudo sobre os riscos à saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1998.

• Souza HMMR. Análise experimental dos níveis de ruído produzido por peças de mão de alta-rotação em consultórios odontológicos: possibilidade de humanização do posto de trabalho do cirurgião dentista [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde da FIOCRUZ; 1998.

• Spedo SM. Saúde do trabalhador no Brasil: análise do modelo de atenção proposto para o Sistema Único de Saúde (SUS) [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 1998.

• Talmasky EM. Uma abordagem ecoergonômica do espaço de trabalho na automação de escritórios [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Ulbricht L. Ergonomia e qualidade na organização do trabalho em serviços de saúde: um estudo de caso no setor de vigilância sanitária [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Vaissman M. Alcoolismo com problema de saúde no trabalho: avaliação de um programa de tratamento para funcionários de uma universidade [tese]. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria, UFRJ; 1998.

• Weik WMSB. Adequação do voluntariado na doação de sangue [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1998.

• Zimmermann KJ. A prevalência e a autopercepção do zumbido em trabalhadores expostos a ruído [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1998.

1999

• Alves ANL. Monitoração biológica da exposição ocupacional ao cobalto: aspectos toxicológicos e analíticos associados a um sistema de qualidade [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Amarante ST. Análise das condições ergonômicas do trabalho das enfermeiras de centro cirúrgico [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Anjos MAS. Estudo de técnicas de medição de tamanho de partículas aplicáveis a amostras de poeira suspensa no ar coletadas em ambientes de trabalho [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 1999.

• Araújo GM. Há esperança na luz das veias do trabalho: reflexões sobre ações de vigilância em saúde do trabalhador decorrentes da produção do setor de estamparia de embalagens plásticas de uma empresa metalúrgica [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1999.

• Araújo MCF. Educação e profissionalização do auxiliar de Enfermagem: uma prática em discussão [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1999.

• Araújo TM. Trabalho e distúrbios psíquicos em mulheres trabalhadoras de enfermagem [tese]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; 1999.

• Baldi DL. Modernização da agricultura e danos à saúde do trabalhador rural: o caso da cana do açúcar na região de Ribeirão Preto [dissertação]. São Carlos: UFSCar; 1999.

• Barbosa LG. Ação ergonômica na empresa: desenvolvimento de um programa de Ergonomia acerca das atividades nos escritórios dos edifícios Marechal Adhemar de Queiroz o General Horta Barbosa da Petrobras S.A. [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1999.

• Beltrami CHB. Dos limiares de audibilidade nas freqüências de 250 a 18.000 Hz em indivíduos expostos a ruído ocupacional [tese]. São Paulo, Escola Paulista de Medicina da UNIFESP; 1999.

• Bianchini MC. Saúde mental e o trabalho do enfermeiro [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 1999.

• Burichel MLL. Legislação sanitária e biossegurança em serviços odontológicos: um estudo de caso na cidade do Recife [dissertação]. Recife: Fundação Universidade de Pernambuco; 1999.

• Castro JSM. Práticas de uso de agrotóxicos no Município de Cachoeira de Macacu, RJ: um estudo de saúde ambiental [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 1999.

• Chamorro MLOV. A enfermeira em serviços de quimioterapia: uma questão de saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

• Cóser PL. Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em indivíduos portadores de perda auditiva induzida pelo ruído [tese]. São Paulo: UNIFESP; 1999.

• Cunha V. A segurança nos processos de trabalho agro-industriais: estudo de caso em uma comunidade [dissertação]. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 1999.

• Didoné JA. Conforto oferecido por diferentes protetores auditivos [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

• Diniz RL. Ergonomia: "constrangimentos posturais; o caso do cirurgião eletivo geral" [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 1999.

• Domingues CEF. Fatores de risco para doenças cardiovasculares em uma empresa de caldeiraria pesada [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Faria PM. Padronização de metodologia para a determinação de metais em amostras de cabelo por espectrômetro de massa de alta resolução acoplado a uma fonte de plasma induzido por gás de argônio [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Farias SNR. A saúde do trabalhador de Enfermagem: agravos e riscos no trabalho de Enfermagem em centro municipal de saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1999.

• Frias Júnior CAS. A saúde do trabalhador no Maranhão: uma visão atual e proposta de atuação [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Publicada FIOCRUZ; 1999.

• Furuno DF. Prevalência de alcoolismo em trabalhadores de uma revendedora de automóveis [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1999.

• Galvanese FAC, Estudo de caso sobre a legislação sanitária e o direito à saúde: o Estado, a sociedade e a proteção da saúde de trabalhadores em Santo André, 1992 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1999.

• Gonçalves FM. Modelo de implantação de um serviço de saúde do trabalhador dos servidores municipais da prefeitura de Ribeirão Preto-SP [tese]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina, USP; 1999.

• Hahn TM. Por uma pedagogia ergonômica mais cidadania no mundo do trabalho [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

• Higa C. Estudo preliminar de fatores associados ao desgaste profissional de médicos com moradia na cidade de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1999.

• Joveleviths D. Avaliação da hepatotoxicidade do tolueno em ratos submetidos a exposição crônica por método inalatório [tese]. Porto Alegre: Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre; 1999.

• Lacerda ABM. Caracterização dos níveis de pressão sonora em academias de ginástica e avaliação auditiva de seus professores [dissertação]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná; 1999.

• Laforga G. Processo de trabalho agrícola: a degradação da saúde em decorrência do uso de agrotóxico na citricultura de São José do Rio Preto, SP [dissertação]. São Carlos: UFSCar; 1999.

• Leal RLM. Ações de saúde: num sindicato do servidores públicos municipais [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1999.

• Leme OLS. Estudo audiométrico comparativo entre trabalhadores da área hospitalar expostos e não expostos a ruídos [dissertação]. São Paulo: Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual; 1999.

• Lemos MP. Contribuições da Ergonomia na melhoria da qualidade higiênico sanitária de refeições coletivas: um estudo de caso [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

• Lima DLM. Interações na construção da ação ergonômica [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1999.

• Lima MIM. Saúde e trabalho no ensino fundamental: construção de um programa pelos professores [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

• Lopes C. As lesões por esforços repetitivos e seus riscos: uma experiência com bancários [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Lopes JC. A voz do dono e o dono da voz: trabalho, saúde e cidadania no cotidiano fabril [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; 1999.

• Magrini RO. Novas relações trabalhistas de segurança e saúde do trabalhador desenvolvidas no Estado do São Paulo e no Brasil [tese]. São Paulo: Universidade cie São Paulo; 1999.

• Maia PA. O ruído nas obras da construção civil e o risco de surdez ocupacional [dissertação]. Campinas: Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP; 1999.

• Marcon SI. Estudo da alteração temporária do limiar auditivo em jovens do sexo feminino da cidade de Farroupilha (RS) [dissertação]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná; 1999.

• Martins ED. A mídia e a saúde do trabalhador: a experiência de um sindicato na luta pela saúde -um estudo de caso [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Melo MCM. Estudo de dermatoses em trabalhadores de uma indústria farmacêutica [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 1999.

• Monteiro MS. Envelhecimento e capacidade para o trabalho entre trabalhadores brasileiros [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1999.

• Napoleão AA. Causas de subnotificação de acidentes do trabalho: visão dos trabalhadores de enfermagem de um hospital do interior paulista [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1999.

• Nogueira VA. Reestruturação do setor elétrico: um estudo qualitativo das condições de trabalho e saúde dos eletrícitários frente à privatização da CERJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Oshiro ICVS. Tuberculose em pacientes e trabalhadores da área da saúde em unidade de hemodiálise [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Palácios M. Sofrimento psíquico e trabalho: um estudo de caso sobre o sofrimento psíquico de trabalhadores e suas relações com o trabalho de caixa em uma grande empresa estatal brasileira, [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

• Penteado EVBF. Tuberculose no ambiente hospitalar: uma questão de saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 1999.

• Pinheiro AB. O trabalho precoce em adolescentes matriculados em escolas municipais da Zona Sul do Rio de Janeiro [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Pires DN. Prevalência de complicações neurológicas nos aplicadores de inseticidas organofosforados [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1999.

• Pin JC. O profissional de enfermagem e a dependência química por psicofármacos: uma questão de saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1999.

• Prúspero AC. Estudo do perfil audio métrico e das queixas de servidores do Centro Técnico da Aeronáutica [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1999.

• Radicetti E. Medidas antropométricas padronizadas para a indústria do vestuário [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1999.

• Retes FRP. Campo magnético em freqüência industrial inserido no contexto da higiene ocupacional [dissertação]. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; 1999.

• Rojas ADV A situação de trabalhos do pessoal de enfermagem em um hospital regional argentino: estudo sob a ótica da Ergonomia [dissertação]. Ribeirão Prelo: Universidade de São Paulo; 1999.

• Rosa RMSS. Contaminação por mercúrio em trabalhadores de casas de "queima" de Itaituba e Santarém, PA [dissertação]. Belem: Universidade Federal do Pará; 1999.

• Rosciano PC. Interfaces entre Arquitetura e Ergonomia para concepção de espaços produtivos. O caso de uma lavanderia hospitalar [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 1999.

• Sande LAR. Estudo das forças isocinéticas máxima e simulada em situação ocupacional de uma preensão palmar aberta em funcionários sintomáticos e não-sintomáticos [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 1999.

• Santos CLM. Avaliação de urna metodologia para identificação de riscos de acidentes para a equipe médica [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1999.

• Santos JA. Trabalho e sofrimento psíquico na Marinha Mercante: um estudo sobre a tripulação embarcada [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Santos MS. Um mundo sem empregos ou de desemprego: relações possíveis entre homem e trabalho para o século XXI [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

• Saraiva JM. Perfil do trabalhador do setor de nutrição e saúde de creches públicas da cidade do Recife, PE [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 1999.

• Sarquis LMM. Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes: ocorrência entre os trabalhadores de enfermagem [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 1999.

• Silva DMPR. O adoecer dos trabalhadores de enfermagem: estudo dos problemas de saúde responsáveis pelo absenteísmo: doença em um hospital universitário [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1999.

• Silva DTC. Processos de vigilância em saúde do trabalhador: relato de um celeiro de experiências em Barra do Piraí, RJ [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 1999.

• Silva KR. Análise de fatores ergonômicos em marcenarias do Município de Viçosa [dissertação]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 1999.

• Silva PSS. Ação ergonômica na logística hospitalar [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 1999.

• Souza NSS. Hipertensão arterial e exposição ocupacional a ruído [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 1999.

• Souza RC. Acidentes fora do trabalho. Subsídio para o enfermeiro do trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

• Suazo SVV. Contribuição ao estudo sobre acidentes de trabalho que acometem as trabalhadoras de enfermagem em hospitais chilenos [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP; 1999.

• Uriarte Neto M. Caracierização do posto do trabalho do profissional de odontologia da cidade de Itajaí, SC [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

• Villadiego Chamorro M. A enfermeira em serviços de quimioterapia: uma questão de saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 1999.

• Walsh IAR. Levantamento e caracterização de disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho e variáveis pessoais, ocupacionais e biomecánicas em trabalhadores de linhas de produção industrial [dissertação]. São Carlos: UFSCar; 1999.

• Zaher VL. Da vocação ao exercício profissional: quando os médicos revelam o seu talento [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

2000

• Abranches SS. Fatores de riscos e agravos à saúde de trabalhadores de manutenção industrial em siderurgia na perspectiva da Enfermagem [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2000.

• Alcalde TK. Determinação de solventes orgânicos em urina por cromatografia gasosa empregando heads-pace e SPME-Headspace [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2000.

• Almeida CS. A Ergonomia e a atividade de manutenção subaquática em águas profundas da Bacia de Campos [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Almeida GES. Pra que somar se a gente pode dividir? Abordagens integradoras em saúde, trabalho e ambiente [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Alonzo HGA. Consulta em seis centros de controle de intoxicações do Brasil: análise dos casos, hospitalizações e óbitos [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 2000.

• Alvarez D. A temporalidade, a organização do trabalho e a avaliação da produção acadêmica: o caso do Instituto de Física da UFRJ [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Alves SR. Avaliação dos resíduos de pesticidas organofosforados por metodologia enzimática no Córrego de São Lourenço, Nova Friburgo, RJ, Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Araújo RCSS. O trabalhador na aviação e as práticas de saúde sob o olhar do controlador de tráfego aéreo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 2000.

• Baptista RC. Um estudo de caso sobre a identidade de trabalhadores expostos ao amianto [disserlação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

• Baumecker IC. Pensando numa nova abordagem sobre os acidentes de trabalho [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2000.

• Bon AMT. Proposta de programas de ensaios de proficiência aplicáveis à realidade brasileira em análises químicas e toxicológicas na área de saúde do trabalhador [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2000.

• Braga AS. Efeitos do cádmio na glândula submandibular de ratos adultos [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2000.

• Braga D. Acidente de trabalho com material biológico em trabalhadores de equipes de enfermagem do Centro de Pesquisas do Hospital Evandro Chagas [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Brandão Júnior PS. Biossegurança e AIDS: as dimensões psicossociais do acidente com material biológico no trabalho em hospital [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Calasans R. Estudo da organização do trabalho de funções do sistema bancário sujeitos a problemas de saúde decorrentes desta estrutura [dissertação]. São Paulo: Universidade Paulista; 2000.

• Carneiro SAM. Trabalho o violência: relação de proximidade: violência a trabalhadores durante jornada de trabalho, na Zona Norte de São Paulo, em 1998 [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 2000.

• Castro AC. O homem de vidro e o sofrimento invisível: visão existencial da saúde mental do trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2000.

• Consendey FC. Análise ergonômica do trabalho de comissário de aviação: contribuição para a qualidade do exercício da função [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Costa IA. Estudo das relações entre níveis de estresse e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho entre bancários da cidade do Recife [dissertação]. Recife: Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da FIOCRUZ; 2000.

• Costa MCSPR. Práticas alimentares sobre peso e perfil lipídico dos trabalhadores de uma indústria petroquímica, Camaçari, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2000.

• Couto HA. O fenômeno L.E.R./D.O.R.T. no Brasil: natureza, determinantes e alternativas das organizações e dos demais atores sociais para lidar com a questão [tese]. Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG; 2000.

• Dias RLM. A implantação da Ergonomia nas empresas através de comitês: o caso de uma refinaria de petróleo no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Dreyer SK. Estudo da inibição da enzima acetilcolinesterase (EC 3.1.1.7) por benzodiazepínicos, pelo organofosforado malation e interação com a pralidoxima, um reativador de colinesterases [dissertação]. Santa Maria: Universidade federal de Santa Maria; 2000.

• Federighi WJR. Ações ergonômicas como ferramentas de gestão para a redução do absenteísmo do trabalho: a realidade de algumas organizações hospitalares [dissertação]. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; 2000.

• Ferreira SMB. Sujeito, trabalho e álcool. Contribuição ao estudo das relações entre a constituição do sujeito moderno, a organização do trabalho e o uso abusivo de bebidas alcoólicas [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

• Fiorini AC. O uso de registros de emissões otoacústicas como instrumento de vigilância epidemiológica de alterações auditivas em trabalhadores expostos a ruído [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2000.

• Frigeri F. Estudo dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho em um call center [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Frisoni BC. Ergodesign, metodologia ergonômica designing para o uso humano [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2000.

• Kitamura S. Critérios qualiquantitativos da exposição populacional a poeiras: critério para estimar a exposição populacional cumulativa à poeira, em atividade de mineração de asbesto na mina de São Féliz em Poções, BA (1940 a 1967) e na mina de Cana Brava, em Minaçu, CO (1967 a 1996) [tese]. Campinas: UNICAMP; 2000.

• Kotaka ET. Contribuição para a construção de diretrizes de avaliação de risco toxicológico [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 2000.

• Lacerda RASV. Avaliação da exposição e dos efeitos à saúde por mercúrio metálico em profissionais de Odontologia de uma empresa de serviço social do comércio do Estado do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

• Mattos TMC. Riscos biológicos à saúde do trabalhador de enfermagem em unidade de terapia intensiva [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 2000.

• Medeiros JV. Situação de Saúde Pública de Fortaleza: realidade vivenciada pelo enfermeiro no seu cotidiano de trabalho [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2000.

• Mendes LDS. Análise ergonômica dos processos informatizados introduzidos na estamparia da indústria têxtil: um estudo de caso em indústrias do sudeste brasileiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2000.

• Metzner RJ. Trabalhadores em uma indústria têxtil: um estudo sobre fadiga e capacidade para o trabalho em turnos fixos de 12 horas em semana reduzida [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2000.

• Montenegro CP. A implantação do controle avançado de processos e o trabalho dos operadores: o caso de uma unidade de craqueamento catalítico [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Moreira LR. A inserção de tecnologias de gestão no mundo do trabalho e o estado psicológico do sujeito-trabalhador: estudo de caso numa empresa do setor metal-mecânico [dissertação]. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; 2000.

• Moreira MMS. Trabalho, qualidade de vida e envelhecimento [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Moure MLGFS. Utilização da análise ergonômica do trabalho para concepção e aplicação de uma metodologia para avaliação da exposição ao ruído em canteiros de obra [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.

• Novaes RJS. Avaliação dos riscos à saúde dos trabalhadores de uma planta de produção de lubrificantes: uma proposta de gerenciamento de riscos [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Nunes BO. O sentido do trabalho para merendeiras e serventes em situação de readaptação nas escolas públicas do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Oliveira AA. Doenças cardiovasculares: trabalho e aposentadoria por invalidez [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2000.

• Pequini SMCM. A evolução tecnológica da bicicleta e suas implicações ergonômicas para a máquina humana: problemas na coluna vertebral x bicicletas dos tipos speed e mountarn bríre [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.

• Ribeiro JLX. Intoxicações ocupacionais por inseticidas organofosforados: análise epidemiológica de casos registrados em Fortaleza e avaliação da ocorrência em agentes sanitários que trabalham no combate ao dengue [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2000.

• Rodrigues GD. As representações sociais do trabalhador policial militar sobre a sua instituição: uma contribuição da enfermagem para a saúde mental no trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro; 2000.

• Sampaio MR. O processo de qualificação real e o perfil de acidentabilidade entre trabalhadores efetivos e terceirizados: o caso dos pedreiros refratistas de uma indústria de aço [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Engenharia, UFMG; 2000.

• Santos CMD. Ergodesign - o projeto ergonômico do posto de trabalho como estratégia competitiva para melhoria da qualidade e produtividade [dissertação]. São Paulo: Universidade Paulista; 2000.

• Santos IS. Planos privados de assistência à saúde no mundo do trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 2000.

• Sdiar C. Políticas públicas para a exposição aos minerais amiantíferos: ciclo de vida dos bens minerais e saúde [tese]. Campinas: UNICAMP; 2000.

• Silva CT. Saúde do trabalhador: um desafio para qualidade total no HemoRio [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Silva DRAD. Percepção de condições de saúde bucal em adultos trabalhadores [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.

• Silva JM. Processo de trabalho e condições de exposição aos agrotóxicos: o caso dos horticultores de Baldim, Minas Gerais, Brasil [dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG; 2000.

• Silva LD. A educação revelando os riscos ocupacionais no trabalho da Enfermagem Intensivista [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

• Silva NN. Estudo da Ergonomia no processo de montagem de uma clínica de odontologia radiológica [dissertação]. Ponta Grossa: Universidade Castelo Branco; 2000.

• Silva SL. O estilo de vida como subsídio para o desenvolvimento de programas para a promoção da saúde no trabalho, a trabalhadores administrativos em empresa de petróleo: contribuição da Enfermagem do Trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2000.

• Sousa AB. Avaliação da exposição prolongada ao cianeto em ratos [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.

• Souza JG. Humanização hospitalar: bases e estratégias de integração e inter-relação na equipe de enfermagem [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 2000.

• Souza KR. Para uma pedagogia da saúde no trabalho: elementos para um processo educativo em saúde do trabalhador [dissertação]. Riu de Janeiro: Universidade Federal do Rio de janeiro; 2000.

• Spirandelli CSF. Um sistema computacional para apoio a estudos cinesiológicos [dissertação]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; 2000.

• Vasconcelos ASF. A saúde sob custódia: um estudo sobre agentes de segurança penitenciária no Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Veloso IS. Impacto do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) sobre o estado nutricional de trabalhadores da indústria [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2000.

• Vieira SB. Situação de trabalho e saúde mental em uma clínica obstétrica [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

• Viola ES. A construção do laudo histopatológico: uma abordagem ergonômica focada nas relações de serviço [dissertação]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2000.

• Waissmann W. A "Cultura de Limites" e a desconstrução medica das relações entre saúde e trabalho [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2000.

• Wernick R. Condições de trabalho de docentes da Universidade Federal da Bahia [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2000.

2001

• Aguiar ASW. Espelho, espelho meu... um estudo em indivíduos portadores de traumatismos faciais decorrentes de acidentes de trabalho [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2001.

• Almeida CVB. Agrotóxico; percepção de riscos dos horticultores do litoral norte de Natal [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2001.

• Almeida IM. Construindo a culpa e evitando a prevenção: caminhos da investigação de acidentes de trabalho em empresas de município de médio porte: Botucatu, São Paulo, 1997 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2001 -

• Almeida Filho MF. Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (D.O.R.T.) em indústria de papel e papelão: contribuições da análise ergonômica do trabalho [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Araújo AJS. Paradoxos da modernização: terceirização e segurança em refinaria de petróleo [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Asmus CIRF. Avaliação do processo produtivo em mineração de diamantes e suas repercussões sobre a saúde dos adolescentes garimpeiros [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pôs-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.

• Barbosa ASM. Ruído urbano e perda auditiva: o caso da exposição ocupacional em atividades ligadas à coordenação do tráfego de veículos no Município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: FacuIdade do Saúde Pública da USP; 2001.

• Boscolo EFP. L.E.R/D.O.R.T. e ações ergonômicas nas empresas: estudo de casos na indústria calçadista [dissertação]. São Carlos: UFSCar; 2001.

• Bruson TL. O fator "higiene ocupacional" dentro da análise do ciclo de vida de um produto: proposta para abordagem [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publica da USP; 2001.

• Busico MAM. Sílico-tuberculose em pacientes atendidos em Centro de Referência em tuberculose do Estado de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2001.

• Carneiro KJSG. Esquistossomose mansônica como doença do trabalho no Povoado Alegre, Município de São Bento, MA [dissertação]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão; 2001.

• Castro IS. A análise ergonômica do trabalho aplicada à concepção do espaço de produção: escritório informatizado de criação e desenvolvimento de softwares [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2001.

• Cirne AMB. O Poder Legislativo e a saúde do trabalhador: a legislação do Estado do Rio de Janeiro dispondo sobre a saúde do trabalhador e o meio ambiente de trabalho: uma possibilidade de consolidação das lutas dos trabalhadores em busca de legitimidade [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Costa MFB. Estudo da aplicabilidade do ácido trans, trans-mucônico urinário como indicador biológico de exposição ao benzeno [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nadonal de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Del Mastro E. Características do trabalho atual e riscos à saúde e à segurança do trabalhador: estudo de caso em uma marcenaria [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Ferreira HR. Mercúrio na Amazônia: efeitos sobre a saúde das populações ribeirinhas [tese]. Belém: Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará; 2001.

• Figueiredo CP. A opressão da criatividade: o trabalho contemporâneo e as lesões por esforços repetitivos [dissertação] Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2001.

• Fontes AM. Absenteísmo e os aspectos ergonômicos do trabalho na enfermagem [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2001.

• Freitas Júnior R. Motivação e sua interface com a segurança do trabalho: um estudo com base na teoria da experiência [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2001.

• Garcia CA. Contribuição da Ergonomia para o projeto do cabo da chave de fenda [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Gonçalves ASR. Danos à saúde do trabalhador de enfermagem: reflexos da prática hospitalar [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 2001.

• Graudenz CS. Análise dos sintomas e padrão de exposição a alérgicos em população exposta a condicionamento central de ar [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 2001.

• Gubert KB. Os determinantes da atividade em uma central de atendimento: o caso do disque-saúde [dissertação]. Brasília; Universidade de Brasília; 2001.

• Hall J. Gestão da segurança total na construção civil: um instrumento de otimização estratégia de produção civil com o objetivo de obtenção de vantagens competitivas-subsetor: edificações [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2001.

• Jacinto ML. O trabalho de combate à dengue utilizando o método UBU: possíveis riscos para a saúde do trabalhador e para o meio ambiente [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federai da Paraíba; 2001.

• Lacerda EM. A relação entre lesões por esforços repetitivos e o trabalho bancário - estudos em uma instituição na cidade do Recife [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2001.

• Leal RMAC. Novas tecnologias no setor automotivo: o "saber relacional" em questão [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2001.

• Levigard YE. A interpretação dos profissionais de saúde acerca das queixas do nervoso no meio rural -uma aproximação ao problema das intoxicações por agrotóxicos [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Lima RVL. A análise ergonômica do trabalho e transferência de tecnologia: o caso do Blast Chuiller no segmento de alimentação coletiva no Município do Rio de janeiro [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2001.

• Lima VLA. Acidentes com riscos biológicos em profissionais de saúde: uma proposta para sistema de vigilância nos hospitais da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Hospital João de Barros Barreto [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Lucidi MA. Método de análise funcional biomédica para trabalhadores com lesões articulares (estudo gerontotôgico) [tese]. Rio de Janeiro: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ; 2001.

• Macário EM. Complexidade e riscos no uso de agrolóxicos na agricultura: novas perguntas para velhas questões [dissertação] Recife: Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da FIOCRUZ; 2001.

• Manoel HP. Projeto de salas de controle a partir da análise da atividade dos operadores [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Menezes MAC. O uso do amianto e avaliação de impacto na saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Miller KL. Produção orgânica de tomateiro rasteiro (Lycopersicum escutertlum Mill.) em dois sistemas de plantio sob pré-cultivo de sorgo e girassol [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.

• Moreira FF. Admirável trabalho novo; a evolução dos relatórios do fiscalização do Banco Central do Brasil e os novos meios para sua elaboração (da "Era dos Dinossauros'' à "Era da Informática") [dissortação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2001.

• Moura PRC. Metodologia ergonômica para realizar rotação de postos de trabalho [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2001.

• Nicolete MCP. Acidentes de trabalho; um estudo do conhecimento e ocorrência acidentária entre trabalhadores de enfermagem de um hospital geral do Rio Grande do Norte [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2001.

• Oliveira AC. Gênero, saúde reprodutiva e trabalho: as formas subjetivas de viver e resistir às condições de trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Oliveira RMR. A abordagem das lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - L-E.R-/D.O.R.T. - no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Espírito Santo -CRST/ES [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Padula RS. Análise dos movimentos do segmento tóraco-lombar e apoios de carga no tronco durante tarefa simulada de manuseio [dissertação]. São Carlos: UFSCar; 2001.

• Pastre TM. Análise do estilo de trabalho em montagem de precisão [dissertação] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2001.

• Pereira APM. Políticas públicas de saúde do trabalhador no Estado do Ceará [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2001.

• Pereira MAD. Assistência em saúde mental do trabalhador: relato de uma experiência na Universidade Federal do Goiás [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.

• Pinto FM. Trabalho e saúde mental: um estudo com motorista de ônibus de João Pessoa, PB [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2001.

• Quaresma MMR. Aplicação do dados antropometricos em projetos de design: como projetar corretamente produtos ergonômicos [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2001.

• Ribeiro MCS. Trajetórias de trabalhadores: um estudo de caso sobro acidentes o doenças no Pólo Petroquímico de Camaçari, BA [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2001.

• Rodrigues NML. Conhecimento e adesão às medidas de precauções padrão dos funcionários do serviço de higiene e limpeza hospitalar [dissertação]. São Paulo: UNIFESP; 2001.

• Rodrigues VF. Relações de trabalho em unidades de perfuração marítima: estudo de caso com ênfase no trabalho em turnos IdissertaçãoJ. Alfenas: Universidade de Alfenas; 2001.

• Rugeles JER. Gestão da qualidade, segurança e saúde ocupacional em canteiro de obras (Estudo do caso de movimentação de materiais em edificações residenciais) [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2001.

• Sales EC. Sintomas do depressão e ansiedade: uma realidade das empregadas em serviços domésticos [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 2001.

• Santos APL. Entre o imediatismo e o planejamento: o desafio da construção da vigilância em saúde do trabalhador no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Espírito Santo [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ; 2001.

• Santos MB. Produzindo distância para evitar colisão contra um obstáculo fixo; uma contribuição pata o estudo dos acidentes do caminhar [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.

• Santos PR. Estudo do processo de trabalho da enfermagem em hemodinâmica; desgastes, cargas de trabalho e fatores do risco à saúde do trabalhador [dissertação]. Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Santos RAM. Biossegurança ocupacional: a questão da saúde dos trabalhadores de laboratórios de patologia clínica de um hospital geral [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

• Silva I. A dimensão cognitiva da Ergonomia na avaliação de sistemas computacionais [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Silva IMA. O trabalhador com (d)eficiência física na área de assentamento rural [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federai da Paraíba; 2001.

• Silveira MH. Estágio atual e perspectivas da normalização da qualidade; o caso da construção civil no Brasil [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2001.

• Souza SRP. Tendência temporal da mortalidade por melanoma cutâneo no Estado de São Paulo, 1979-1998 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2001.

• Souza VF. Avaliação e controle da exposição ocupacional à poeira na indústria da construção [dissertação]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2001.

• Strausz MC. Análise de um acidente fúngico na Biblioteca Central de Manguinhos: um caso de síndrome do edifício doente [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Tanaka SH. Aplicação da análise ergonômica no trabalho do recepcionista no pronto-socorro do um hospital geral [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Tomasini A. Desenvolvimento e aplicação do um modelo de programa de Ergonomia em uma empresa da indústria metalúrgica [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2001.

• Torres I. Integração de ferramentas computacionais aplicadas ao projeto e desenvolvimento de arranjo físico de instalações industriais [dissertação]. São Carlos; UFSCar; 2001.

• Trencher CHC. Gestão ambiental integrada: um estudo crítico na indústria de processo petroquímico, através da abordagem ergonômica dos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

• Verthein MAR. Jogos de poder instituindo saber sobre as lesões por esforços repetitivos: as redes discursivas da recusa do nexo [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2001.

• Viana SV. Indústria moderna e padrão alimentar: o espaço do trabalho, do consumo e da saúde [tese]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2001.

• Vianna MIR. Exposição ocupacional a névoas ácidas e alterações da saúde bucal [tese]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 2001.

2002

• Abreu MH. Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru [dissertação]. Botucatu: Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNESP; 2002.

• Aluízio MN. Olhar fonoaudiológico sobre a saúde do trabalhador: aspectos normativos dos casos de PAIR [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2002.

• Aragão JRNM. Modernização portuária: reflexos na saúde dos trabalhadores portuários avulsos no porto do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2002.

• Balsamo AC. Estudo sobre os acidentes de trabalho com exposição aos líquidos corporais humanos em trabalhadores de saúde [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 2002.

• Barrreiros D. Gestão da segurança e saúde no trabalho: estudo de um modelo sistêmico para as organizações do setor mineral [tese]. São Paulo: Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da USP; 2002.

• Borges FNS. Repercussões do trabalho em turnos noturnos de 12 horas no sono e bem-estar em trabalhadores da área da saúde [dissertação]. São Paulo: Faculdade de saúde Pública da USP; 2002.

• Bronzatti JAG. O trabalho de enfermagem na unidade centro de material: uma abordagem ergonômica [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 2002.

• Castro KC. Álcool e trabalho: uma experiência de tratamento de trabalhadores de uma universidade pública no Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2002.

• Chou AKCO. Mineração de amianto no Brasil: aspectos da exploração, uso, saúde e higiene industrial [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2002.

• Costa TF. Exposição dos trabalhadores de enfermagem às substâncias químicas: estudo em um hospital público universitário [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 2002.

• Ferrite S. Efeitos combinados de hábito de fumar, ruído e a idade para a perda auditiva [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 2002.

• Fornazier ML. As reterritorializações do espaço e seus atravessamentos no universo do ambiente de trabalho [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2002.

• Garcia E. Avaliação das conseqüências da lei dos agrotóxicos nas intoxicações toxicológicas e de potencial periculosidade ambiental, no período do 1990 a 2000 [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2002.

• Gobbato Júnior FM. Condições de segurança e saúde no trabalho e barreiras ao comércio internacional: um estudo nas empresas de Piracicaba, SP [dissertação]. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV; 2002.

• Gomes L. Trabalho multifacetado de professores/as: a saúde entre limites [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2002.

• Magalhães SG. Comissão tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador - CTPAT: processo decisório: um estudo exploratório - 1977/2001 [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Publica da FIOCRUZ; 2002.

• Martinez MC. As relações entre a satisfação com aspectos psícossociais no trabalho e a saúde do trabalhador [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publicada USP; 2002.

• Meirelles NF. Estresse ocupacional e o centro cirúrgico oncológico no contexto da enfermagem [dissertação]. Rio de janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ; 2002.

• Nardi HC. Trabalho e ética: os processos de subjetivação de duas gerações de trabalhadores metalúrgicos e do setor informal (1970-1999) [tese]. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS; 2002.

• Oliveira AG. Avaliação otoneurológica em uma população exposta ao metilmercúrio [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2002.

• Rossi MM, O impacto do ruído urbano sobre a audição: estudo comparativo entre operadores de tráfego da CET e guardas florestais [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 2002.

• Silva CAL. Exposição ocupacional a névoas ácidas e alterações salivares [dissertação]. Salvador: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; 2002.

• Silva CO. Vida de hospital: a produção de uma metodologia para o desenvolvimento da saúde do profissional de saúde [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; 2002.

• Silva RG. Auditorias internas do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: estudo de caso em um terminal químico para líquidos a granel [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 2002.

• Silva SM. Sofrimento psíquico e organização do trabalho: o caso das enfermeiras do setor de hematologia clínica e transplante de medula óssea de um hospital universitário do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfemagem Anna Nery da UFRJ; 2002.

• Silvino ZR. O desgaste mental no trabalho dos enfermeiros: entre o real e o prescrito [tese]. Rio de Janeiro: Escola de enfermagem Anna Nery da UFRJ; 200.

• Souza MT. A reabilitação em trabalhadores portadores de perda auditiva induzida por ruído (PAIR) [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Publica da USP; 2002.

• Strong MI. Lombalgias crônicas em trabalhadores da saúde: a experiência da Escola de Coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2002.

• Teixeira LR. Análise dos padrões do ciclo vigília-sono de adolescentes trabalhadores e não-trabalhadores, alunos de escola pública no município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2002.

• Vilela RAG. Desafios da vigilância e prevenção de acidentes do trabalho: a experiência do Programa de Saúde do Trabalhador de Piracicaba. Construindo a prevenção e desvelando a impunidade [tese] Campinas: Programa de Pós Graduação do tratamento de Medicina Preventiva e Social da Idade de Ciências Médicas da UNICAMP; 2002.

• Witzler AC. Screening audiométrico em trabalhadores de micro e pequenas empresas benefidadoras de madeira em Botucatu - SP [dissertação]. Botucatu: Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNESP; 2002.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Banco de Teses [base de dados na Internet]. Brasília: Ministério da Educação/CAPES. Acesso em: out./nov. 2003. Disponível em: http://www.capes.gov.br

2. Dedalus [base de dados na Internet]. São Paulo: Sib-NET/USP. Disponível em: hltp://www.usp.br/sibi/

3. Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde-LILACS [base de dados na Internet]. São Paulo: BIREME-Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, 1987. Acesso em: out./nov. 2003-Disponível em: http://mvw.birenie.br


© 2024 Todos os Direitos Reservados