Site Logo
ISSN (Impresso) 1679-4435 - ISSN Online 2447-0147
61
Visualizações
Acesso aberto Revisado por Pares
Editorial

Prof. Dr. René Mendes: idealizador, mentor, propulsor da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, em seus 15 anos de existência

Prof. Dr. René Mendes: creator, mentor and driving force behind Brazilian Journal of Occupational Medicine along its first 15 years of existence

Vera Lucia Zaher-Rutherford1; Frida Marina Fischer2; Elizabeth Costa Dias3; Antonio de Sousa Uva4; Camila Helaehil Alfredo5; João Silvestre Silva-Junior6

DOI: 10.5327/Z167944352018v16n3ED

Após 15 anos da criação da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), e tendo exercido o cargo de editor chefe em várias gestões da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o professor René Mendes decidiu passar o bastão para que outros colegas continuem o trabalho iniciado em 2003. A semente lançada em seu primeiro editorial1 indicava um esforço para que a ANAMT tivesse um periódico reconhecido por seus pares, em nível nacional e internacional, e que pudesse "ser um fórum permanente de discussão de idéias relacionadas com as grandes questões de Saúde e Trabalho". O trabalho frutificou, com o permanente compartilhamento de conhecimento científico atualizado na área.

O Prof. René é reconhecido como uma das mais importantes autoridades nacionais e do continente americano na área de Medicina do Trabalho. Nesse período, o Prof. René agregou colegas, professores de universidades, profissionais de instituições governamentais e não governamentais, e os inseridos no setor privado para construir um periódico que se tornasse uma "estratégia deliberada de Educação Continuada em Medicina do Trabalho"1.

Na atual gestão da ANAMT (2016-2019), a RBMT teve como editores chefes o Prof. René e a Profa. Frida Marina Fischer, que contaram com o apoio de editores associados e do conselho editorial formado por diversos profissionais de referência no âmbito técnico-científico — mantendo uma tradição criada desde o primeiro volume do periódico1. Nos últimos dois anos, foram revistos critérios de avaliação, submissão e publicação; a periodicidade da publicação foi aumentada; o acesso universal gratuito foi ampliado com a versão digital; a internacionalização com produção bilíngue (português ou espanhol, e inglês); a busca pela indexação em importantes bases bibliográficas, entre outras iniciativas2, que revela o desejo permanente de crescimento no número de leitores e a consolidação como um veículo de publicação de materiais de qualidade.

Apesar de ter deixado a chefia compartilhada da editoria científica há dois meses, o Prof. René continua a ser um importante colaborador do periódico. Por decisão da Presidência da ANAMT, com anuência da Diretoria Científica e Comitê Executivo da RBMT, foi outorgado o inédito título de Editor Honorário, um cargo vitalício e que reconhece sua contribuição histórica em prol da divulgação técnico-científica no campo da interface entre Saúde e Trabalho. A contribuição do Prof. René à RBMT foi e continua sendo muito valiosa.

Assim, o sonho sonhado há 15 anos se concretizou. Abriu novas oportunidades para autores divulgarem seus estudos, apresentarem ideias, além de permitir a divulgação de importantes documentos produzidos por comitês de especialistas nacionais e internacionais, agregando conhecimento à Medicina do Trabalho e a áreas correlatas. Criar e participar de um periódico científico tem desdobramentos que ultrapassam o imediato visível. Um inestimável número de pessoas poderá se beneficiar da boa informação científica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

REFERÊNCIA

1. Mendes R. Quando uma Especialidade Médica se Torna Adulta. Rev Bras Med Trab. 2003;1(1):3.

2. Mendes R. "Passando em revista" o ano que se finda. Rev Bras Med Trab. 2017;15(4):295-6.


Indexadores

Todos os Direitos Reservados © Revista Brasileira de Medicina do Trabalho