0
Visualização
Acesso aberto Revisado por Pares
EDITORIAL

MEDICINA DO TRABALHO: VALORES ESSENCIAIS FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO, HOJE E AMANHÃ

OCCUPATIONAL MEDICINE: ESSENTIAL VALUES FACING THE TRANSFORMATIONS OF WORK, TODAY AND TOMORROW

Elizabeth Costa Dias

DOI: 10.5327/Z16794435201917S1EDT

É com alegria que entregamos a vocês, participantes do 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT 2019, o número especial da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho com os registros de aspectos importantes da programação técnico-científica da reunião.

Inicialmente, cabe destacar que o programa científico do Congresso é uma construção coletiva da Comissão Científica. Esta foi constituída por profissionais inseridos em diversos setores de práticas da Medicina do Trabalho, mesclando diferentes gerações de médicas e médicos do trabalho, que exercem a especialidade em nosso país tão grande e diverso.

O fio condutor do plano de trabalho foi o elenco das competências essenciais requeridas para o exercício da especialidade, na versão atualizada em 2018. Constituíram eixos orientadores a nuvem de palavras, fruto de uma pesquisa qualitativa com diversos associados, e o tema central — "Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho, Hoje e Amanhã". Desse exercício coletivo nasceu uma programação complexa, densa e variada, que busca despertar e facilitar a discussão dos múltiplos campos de interesses e práticas — características da Medicina do Trabalho praticada no Brasil.

O 17ª Congresso da ANAMT é o fechamento do ciclo da gestão 2016-2019 da Diretoria da ANAMT, e cumpre compromissos assumidos de trabalhar pela valorização da Especialidade em várias frentes, particularmente, quanto ao estímulo à formação continuada e capacitação dos profissionais. Manter-se atualizado ganha importância particular em tempos de mudanças radicais no mundo do trabalho, nas tecnologias de produção e gestão do trabalho, e das políticas de proteção social. Abordagens inovadoras para problemas antigos (muitas vezes já superados nos países ditos desenvolvidos) e as condutas frente aos novos desafios, que requerem atenção nos ambientes-processos-aspectos do trabalho e pelas mudanças na legislação e normas que regulamentam o exercício da especialidade.

A nossa RBMT, que ganhou nova expressão e representação social nos últimos três anos, publica em seu número especial o produto científico do Congresso, com os resumos expandidos de temas que serão abordados nas sessões de Conferências e Semiplenárias. A edição também publica as contribuições dos participantes e congressistas, que submeteram suas experiências como resumos de trabalhos científicos e irão apresentar seus resultados, discussões e conclusões ao longo dos dias do evento.

A ANAMT é uma jovem senhora, que no ano de 2019 completou 51 anos. A Associação carrega consigo a expressão concreta dos sonhos e labor de seus idealizadores e fundadores, que precisamos reconhecer e honrar. Mas, vivemos tempos líquidos, de muitas incertezas, em um cenário complexo de transformações que precisamos buscar conhecer para transformar. O estímulo à produção do melhor conhecimento técnico- -científico possível é necessário para que possamos nos posicionar enquanto médicos comprometidos com a promoção, a proteção e a recuperação da saúde dos trabalhadores brasileiros. Este compromisso deve nos mover na construção de um futuro melhor que o presente. Ter valores essenciais podem nos nortear e nos estimular a seguirmos juntos, construindo uma vida mais alegre e um mundo mais justo, no qual o trabalho possa ser, de fato, um meio de vida e de realização pessoal e social.

Aproveitem! Usufruam! Aprendam coisas novas! Ensinem e compartilhem suas experiências! Que o Congresso ANAMT 2019 seja, de fato, um momento de aprendizado, de partilha e de renovação de esperanças de que é possível um mundo diferente e melhor!


© 2024 Todos os Direitos Reservados