INTRODUÇÃO: A autopercepção de saúde é um importante indicador de saúde na população; no entanto, em professores, as variáveis preditoras sociodemográficas, ocupacionais e de saúde, bem como o impacto da autopercepção de saúde no absenteísmo, presenteísmo e licenças médicas são desconhecidos.
OBJETIVOS: Determinar a prevalência e os fatores associados à autopercepção de saúde ruim em professores do ensino fundamental e investigar se é preditora de absenteísmo, presenteísmo e licenças médicas.
MÉTODOS: A amostra foi composta por 493 professores da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. Um questionário de autorrelato foi utilizado para avaliar a autopercepção de saúde; os fatores sociodemográficos, ocupacionais e de estilo de vida; os indicadores de saúde; a presença de doenças crônicas e incapacidade; e as taxas de absenteísmo, presenteísmo e licenças médicas. Foi utilizada regressão de Poisson para estimar as razões de prevalência e as razões de taxa.
RESULTADOS: A prevalência da autopercepção de saúde ruim foi de 16,4%, tendo as seguintes variáveis apresentado associação positiva com o desfecho: plano de saúde (razão de prevalência = 2,35), infraestrutura escolar inadequada (razão de prevalência = 1,56), atividade física (razão de prevalência = 0,60), percepção de baixa aptidão física (razão de prevalência = 2,44), distúrbios vocais (razão de prevalência = 1,46), transtornos mentais comuns (razão de prevalência = 1,74), exaustão emocional (razão de prevalência = 1,61), baixa realização profissional (razão de prevalência = 1,64), doença crônica (razão de prevalência = 2,39) e incapacidade (razão de prevalência = 1,57). A autopercepção de saúde ruim apresentou associação positiva com o absenteísmo (razão de taxas = 1,71) e presenteísmo (razão de taxas =1,74).
CONCLUSÕES: Características ocupacionais e individuais associadas à deterioração da saúde física e mental devem ser foco de ações de prevenção, a fim de melhorar a autopercepção de saúde docente. Uma única pergunta sobre a autopercepção de saúde é uma ferramenta útil para monitorar e prevenir o absenteísmo e presenteísmo docente.
Palavras-chave: autoavaliação; estado de saúde; exposição ocupacional; estilo de vida; saúde.