CONTEXTO: O conhecimento da Odontologia, especialmente da estomatologia, é fundamental para o diagnóstico correto das doenças da cavidade oral, como as decorrentes da relação laboral. Desta forma, o Dentista do Trabalho tem necessidade de aprimorar e ampliar o seu conhecimento em estomatologia para obter uma anamnese mais acurada e um diagnóstico mais preciso dos males que porventura houver.
OBJETIVOS: Este artigo destaca a atuação do profissional de Odontologia do Trabalho (OT) no diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho, em especial no mergulho, e ressalta a importância do conhecimento, por parte do profissional de estomatologia, sobre processos patológicos originados durante o exercício da atividade laboral, pois o diagnóstico precoce pode ser elaborado pelo cirurgião-dentista.
MÉTODOS: Foi realizada revisão da literatura por meio do Índice Bibliográfico PubMed e do Index Medicus para identificar artigos em inglês publicados com temas relacionados à palavra-chave "barotrauma dental".
RESULTADOS: Poucos estudos sobre o tema foram encontrados e apenas sete relataram o barotrauma dental, sendo parte significativa da literatura não atual. Apesar da Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho tratar do assunto, não fala sobre a atuação do profissional de OT para a realização de exames nestes trabalhadores.
CONCLUSÕES: Cabe à OT o exame e acompanhamento da saúde oral do trabalhador, visando prevenção, diagnóstico precoce, qualidade de vida, aumento da produtividade e, consequentemente, lucro para a empresa. Quanto à OT no mergulho, a função do dentista é primordialmente preventiva, sendo necessárias avaliações médicas e exames clínicos odontológicos regulares nos mergulhadores.
Palavras-chave: odontologia; medicina bucal; manifestações bucais; doenças profissionais; barotrauma; mergulho.