0
Visualização
Acesso aberto Revisado por Pares
EDITORIAL

Revista Brasileira de Medicina do Trabalho é aceita no SciELO

Revista Brasileira de Medicina do Trabalho is accepted in SciELO

Andrea Franco Amoras Magalhães; Mírian Perpétua Palha Dias Parente

DOI: 10.47626/1679-4435-2023-212

Estamos finalizando 2023 com a grande notícia de nossa aceitação no SciELO. Há muitos anos, vínhamos pleiteando a indexação nessa importante base de dados e, finalmente, nossos esforços foram recompensados. Agradecemos pelas orientações e apoio durante o processo de avaliação a todos que colaboraram para esse êxito: Diretoria da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ANAMT), Corpo Editorial e colaboradores da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), revisores, autores e equipe SciELO.

É importante frisar que a inclusão no SciELO é apenas o primeiro passo. Para nos mantermos na base de dados, teremos que continuar seguindo uma série de normas, os “critérios SciELO”, o que demandará um esforço ainda maior de todos os envolvidos na produção e editoração da RBMT. Além dessa grande conquista, não poderíamos deixar de compartilhar algumas ações da RBMT neste ano que ora se encerra.

Ainda em dezembro de 2022, a RBMT começou a disponibilizar artigos em formato ahead of print (AOP), que é a publicação antecipada ou avançada dos artigos aprovados no processo de avaliação por pares (peer review). Essa modalidade agiliza a disponibilização dos artigos, visto que, pelo grande número de manuscritos que a RBMT recebe, costuma ocorrer um período extenso entre a aprovação e a publicação dos artigos em uma edição. Desde então, 125 artigos foram disponibilizados nesse formato. A principal vantagem é que, como já estão disponíveis, os artigos podem ser lidos e eventualmente citados em outros trabalhos, com potencial para aumentar o número de citações da revista e dos autores.

Em junho deste ano, a RBMT foi aceita no Directory of Open Access Journals (DOAJ), uma importante base de dados, o que vai aumentar a divulgação da revista, possibilitando que seus artigos sejam mais citados e, em consequência disso, atraindo a atenção de mais autores para publicarem conosco. Além disso, a aceitação no DOAJ era um dos pré-requisitos para a indexação no SciELO.

Ainda em 2023, foi adotada a publicação contínua de artigos. O objetivo principal foi acelerar o processo de disponibilização dos artigos e, assim como o AOP, contribuir para a sua leitura e citação.

Foi realizado um aprimoramento das Instruções aos Autores para adequação aos critérios SciELO, com inclusão de informações como apoio à open science, aceitação de preprints, política antiplágio, inserção de tópico sobre uso de inteligência artificial nos artigos, entre outras.

Outro incremento realizado foi a obrigatoriedade da inclusão do Open Researcher and Contributor ID (ORCID) para todos os coautores dos artigos. O ORCID é um registro único atribuído para cada autor, vinculando os autores às suas produções e, assim, facilitando a divulgação e comunicação científica. Nesse sentido, faz-se necessário que os autores sejam identificados, de tal forma que suas produções sejam facilmente encontradas.

O ano de 2023 foi marcado por vários desafios e questões, mas a RBMT manteve-se fiel à sua missão de publicar artigos originais, bem como melhorou as práticas editoriais. Em 2024, continuaremos aperfeiçoando e qualificando o processo editorial e empreendendo todos os esforços e ações para manter a indexação no SciELO, o que nos colocará no padrão das grandes revistas.

Em nome da diretoria científica e do corpo editorial da RBMT, desejamos a todos muita paz, saúde, realizações, conquistas, sucessos e um feliz 2024!


© 2024 Todos os Direitos Reservados